GP de França: Márquez é mais líder, Oliveira fica em 15.º

Campeão do mundo vence a segunda corrida consecutiva. O piloto português cortou a meta em 14.º, mas sofreu uma penalização conseguindo ainda terminar nos pontos
Texto
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez venceu o GP de França e destacou-se na liderança do Mundial de MotoGP após a quinta prova da temporada, em que Miguel Oliveira acabou por ficar na 15.ª posição.

O piloto português cortou a meta em 14.º, mas uma penalização de 1.5s por ter cortado caminho relegou-o para trás do seu companheiro de equipa na Tech3 KTM, Hafizh Syahrin.

Márquez saiu da poel position para manter a liderança ni final da primeira volta e dar início a uma corrida que não foi totalmente tranquila na primeira parte, mas que terminou com o domínio do campeão do mundo da Honda.

O espanhol ainda teve de lidar com alguma luta de Jack Miller (Pramac Ducati) que chegou a tirar-lhe o comando, mas, assim como Márquez começou a embalar para a segunda vitória consecutiva da época (a terceira em cinco provas) também o australiano começou a perder lugares terminando fora do pódio.

Com Márquez a rodar na frente sem contestação para conseguir a vitória 300 da Honda na categoria rainha, a luta pelos dois lugares mais baixos desse pódio foi o que trouxe mais emoção ao final da Corrida num Circuito de Le Mans cinzento pela temo nublado que marcou este domingo.

Andrea Dovizioso conseguiu resistir aos ataques de Danilo Petrucci numa batalha entre os pilotos da equipa oficial da Ducati. Assim, ao domínio da Honda de Márquez seguiram-se três motos da marca italiana, coma primeira Yamaha a surgir no quinto lugar por Valentino Rossi.

Álex Rins, vice-líder do Mundial até esta quinta corrida, fez uma corrida em recuperação e não conseguiu melhor do que fechar o top 10 coma Suzuki. Miguel Oliveira foi uma das ‘vítimas’ do espanhol, pois o piloto português ainda manteve o 16.º lugar com que partiu logo no arranque, mas ao final da primeira volta passou em 17.º

Numa Corrida com várias quedas – que começaram logo ainda na volta de aquecimento, com Karel Abraham (Avintia Ducati) e Joan Mir (Suzuki) a cair – Oliveira beneficiou também ele do azar dos adversários para subir na classificação.

O piloto português subiu ao 15.º lugar com mais uma queda dupla – Francesco Bagnaia (Pramac Ducati) e Maverick Viñales (Yamaha) – e voltou a beneficiar de mais um abandono – Takaaki Nakagami (LCR Honda) – para chegar ao 14.º posto com que passou a meta.

Oliveira terminou a prova entre Syahrin e Johann Zarco com a KTM a ter as quaro motos a pontuar. O malaio estreou-se nos pontos e beneficou também ele da penalização do português para ser ele o 14.º colocado final; Pol Espargaró foi o melhor com uma moto da marca austríaca, no sexto lugar.

Com este 15.º lugar final, Miguel Oliveira desceu um posto no Mundial apesar de ter apanhado Mir (ambos ultrapassados por Zarco). Já Marc Márquez, aumentou reforçou a sua liderança para oito pontos sobre o segundo classificado, que é agora Dovizioso.

O Filme da Corrida.

Classificação do GP de Fança de MotoGP:

Classificação do Mundial de MotoGP:

1. Marc Márquez (Honda), 95 pontos

2. Andrea Dovizioso (Ducati), 87

3. Álex Rins (Suzuki), 75

4. Valentino Rossi (Yamaha), 72

5. Danilo Petrucci (Ducati), 57

6. Jack Miller (Pramac Ducati), 42

(...)

16. Francesco Bagnaia (Pramac Ducati), 9

17. Joan Mir (Suzuki), 8

18. Miguel Oliveira, 8

19. Stefan Bradl (Honda), 6

20. Andrea Iannone (Aprilia), 6

(...)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente