Todos os horários: GP da Grã-Bretanha estreia a qualificação sprint na F1

Décima prova do calendário vai ter o novo formato experimental
Texto
Red Bull F1
Red Bull F1

O Mundial de Fórmula 1 chega à décima prova do calendário e chega também à estreia de um novo formato de qualificação. O GP da Grã-Bretanha vai ser neste fim de semana o palco da nova qualificação sprint que, logo na sexta-feira, tem a sua primeira parte.

O modelo experimental que está previsto pata três provas ao longo desta época vai dividir os treinos entre sexta-feira e sábado – como já acontecia –, mas também em ambos os dias haverá rondas de qualificação.

Os trabalhos começam como sempre com os primeiros treinos, mas, logo no dia inaugural do grande prémio terá lugar uma sessão de qualificação nos moldes da que costuma acontecer habitualmente nos sábados. com três rondas.

Verstappen faz o Grand Slam no GP da Áustria

No sábado, o dia volta a abrir com treinos, mas fechará com a nova qualificação sprint, que será uma corrida de 100 km com ordem definida pela qualificação da véspera e que, então, estabelecerá também a grelha de partida para a corrida de domingo.

Esta corrida de qualificação sprint não só definirá a grelha de domingo, como desde logo atribuirá 3 pontos ao vencedor e 2 e 1 pontos, respetivamente, ao segundo e terceiro classificados – contando para os campeonatos de Pilotos e Construtores.

Na corrida da qualificação sprint de sábado não há obrigatoriedade de paragem na box para mudança de pneus, haverá DRS; e as escolhas para a corrida de domingo também são livres – e não dependentes para o top 10 da qualificação como nos fins de semana habituais. Mas na qualificação desta sexta-feira só é permitido usar os pneus macios. E, no domingo, voltará a ser obrigatório usar dois compostos.

Verstappen vs. Hamilton: as diferenças que em relação a 2020

As novas alterações formais passam também pelo início do parque fechado logo antes de começar a qualificação de sexta-feira. As exceções que permitem que as equipas possam voltar a mexer nos carros prendem-se com necessidades suscitadas pelas suspensões dos monolugares ou por óbvias questões de segurança.

No resto, aguarda-se para ver o resultado deste formato experimental tendo por certo que Max Verstappen surge como o favorito à entrada para a décima prova da temporada dado o domínio da Red Bull nas últimas provas.

O GP da Grã-Bretanha vai realizar-se no circuito de Silverstone com 52 voltas previstas para a pista de 5.891 metros, com 18 curvas – muitas delas famosas – e duas zonas de DRS.

Estes são os horários:

SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO
14h30-15h30 Treinos Livres 1 12h00-13h00 Treinos Livres 2  
18h00-19h00 Qualificação 16h30-17h00 Qualificação Sprint (100 km) 15h00-17h00 Corrida (52 voltas)

 

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano