LEWIS HAMILTON É PENTACAMPEÃO DO MUNDO DE FÓRMULA 1

  • Redação Autoportal
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton foi 4.º classificado no GP do México de Fórmula 1 e é o campeão do mundo de 2018.

O inglês da Mercedes revalidou o título e é pentacampeão – é o terceiro da história depois de Juan Manuel Fangio e do heptacampeão Michael Schumacher.

O GP do México, 19.ª e antepenúltima prova do Mundial 2018, foi ganha por Max Verstappen. Sebastian Vettel ficou em 2.º e Kimi Raikkonen em 3.º.

Hamilton precisava de ser sétimo classificado no pior cenário de uma vitória de Vettel e os Mercedes até tiveram muitas dificuldades com os pneus durante a Corrida, mas não foram as suficientes para impedir o campeão em titulo chegar em lugar de revalidação.

Daniel Ricciardo partiu da pole position, mas acabou por ser o azarado do dia. O australiano arrancou mal e caiu para o terceiro lugar. Os responsáveis foram Hamilton com uma partida que chegou a colocar o Mercedes com o nariz no primeiro lugar e Max Vesrtappen que saiu do segundo lugar da grelha para passar a primeira curva na dianteira.

Vettel também não partiu bem, mas acabou por recuperar o quarto lugar a Valtteri Bottas. E, à primeira volta, os seis carros mais fortes – Red Bull, Mercedes e Ferrari – lançavam-se para a sua corrida à parte dos outros.

Verstappen destacou-se na frente para não mais ter a sua liderança ameaçada durante a Corrida e deixar atrás de si quem ainda tinha possibilidades matemáticas para o título. Hamilton foi fazendo a sua corrida e nem sequer se preocupou em atrapalhar Vettel quando este o passou para ficar com o 2.º lugar, já a prova estava na segunda a metade e a maior preocupação do inglês eram os pneus…

Quando Ricciardo também o ultrapassou, Hamilton ainda cometeu um erro, mas tratou de corrigir para um quarto lugar que era mais do que suficiente para os seus objetivos. Ricciardo e Kimi Raikkonen beneficiaram de não fazer uma segunda paragem para troca de pneus e o australiano ficou em posição de dar a dobradinha à Red Bull.

Mas o oitavo abandono da época para o australiano voltou a colocar Vettel em segundo, Raikkonen no último lugar do pódio e a permitir a Hamilton voltar ao quarto lugar para ser o quarto a dar entrevistas em pista após a Corrida como o campeão do mundo de 2018.

O FILME DA CORRIDA

Classificação do GP do México:

Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 358 pontos – Campeão do Mundo

2. Sebastian Vettel (Ferrari), 294

3. Kimi Raikkonen (Ferrari), 256

4. Valtteri Bottas (Mercedes), 227

5. Max Verstappen (Red Bull), 216

6. Daniel Ricciardo (Red Bull), 146

7. Nico Hulkenberg (Renault), 69

(...)

No fim de semana de 9 a 11 de novembro, o Mundial de F1 prossegue no Brasil com a luta pelo título de Construtores. A Mercedes está na primeira posição com 585 pontos, mais 50 pontos do que a Ferrari, que tem 530.

Comentários

Veja mais