Hamilton ganha em Portugal e é o piloto com mais vitórias de sempre na F1

Circuito de Portimão recebeu a 12.ª prova da temporada, que fica para a história da competição
Texto
Lewis Hamilton (Associated Press)
Lewis Hamilton (Associated Press)

Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo o GP de Portugal de Fórmula 1.

Com esta vitória, o campeão do mundo em título e líder do Mundial 2020 tornou-se o piloto com mais vitórias na história da F1. O inglês estabeleceu o recorde absoluto de 92 triunfos em grandes prémios.

Valtteri Bottas (Mercedes) foi o segundo classificado na corrida realizada no Autódromo Internacional do Algarve e Max Verstappen (Red Bull) foi o terceiro.

O regresso da Fórmula 1 a Portugal 24 anos depois não desmereceu a importãncia do momento; e não foi apenas pelo recorde – esperado e confirmado por Hamilton –; foi também pela corrida intensa a que se assistiu na estreia do Autódromo Internacional do Algarve na F1.

O domínio da Mercedes não foi exceção também em Portimão, mas a prova deste domingo teve muito mais do que o já esperado assim que os semáforos apagaram a dar o arranque para a primeira das 66 voltas marcadas.

Hamilton partiu bem da pole position, mas Bottas não saiu pior do segundo lugar da primeira linha e, depois de uma primeira ameaça, o finaklndês assumiu mesmo a liderança. O que não conseguiu ser dominado pelos Mercedes foram as pingas de chuva que baralharam a aderência dos pneus médios e as primeiras voltas e permitiram a Carlos Sainz Jr. colocar a McLaren na liderança da prova.

Com o assomar da chuva esvanecido, a ‘ordem natural das coisas’ foi sendo restabelecido, com Bottas, Hamilton e Verstappen a retomarem as suas posições na classificação deixando Sainz para trás. E preparando-se para a corrida ‘esperada’ com meia de zenna de voltas já ultrapassada.

O reconhecio diícil circuito de Portimão deu mostras de que ‘até’ tem várias zonas para ultrapassar e esta foi uma corrida com muitas mudanças de posições; até pelas apostas diferentes dasd equipas nos compostos dos pneus – numa sucessão de ultrapassagens em lugares de grande importância pontuável até praticamente ao mostrar da bandeira de xadrez.

A ultrapassagem mais importante – como é de dever notar – aconteceu com uma vintena de voltas feitas quando Hamilton passou Bottas para voltar a ser o comandante do GP de Portugal e seguir para o recorde de vitóiras e para o reforço cada vez maior da liderança do Mundial quando ficam a faltar cinco provas para o final.

Pelo meio desta vitória tão histórica como incontestável – assim como qualquer dos outros lugares do pódio também ficou previsto salvo imponderáveis –, a corrida de Portimão teve muita intensidade em todo o seu decuurso, com muitas ultrapassagens, incidentes e outras grandes exibições para além das que deram os troféus.

Charles Leclerc passou com o Ferrari de forma lesta ‘pelos pingos da chuva’ desta prova para chegar num quarto lugar que coloca o monegasco colado a Daniel Ricciardo (Renault) na luta pela mesma posição no Mundial. Pierre Gasly fez uma corrida exemplar deixando o Alpha Tauri no quinto lugar à frente de equiaps mais fortes.

Sérgio Pérez (Racing Point) conseguiu minimizar perdas após o toque incial com Verstappen que o atirou para o final do pelotão. Sainz também conseguiu terminar em recuperação e a prova em regularidade de Esteban Ocon (Renault) também merece destaque.

A perder mesmo neste GP de Portuigal, para além de Lance Stroll (Racing Point) que foi o único a abandonar, ficou Bottas – cada vez mais longe de Hamilton no campeonato e a 25 segundos de distância do inglês no cortar da meta neste domingo em Portimão.

O Filme da Corrida

Classificação do GP de Portugal:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 256 pontos

2. Baltteri Bottas (Mercedes), 179

3. Max Verstappen (Red Bull), 162

4. Daniel Ricciardo (Renault), 80

5. Charles Leclerc (Ferrari), 75

6. Sérgio Pérez (Racing Point), 74

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 435 pontos

2. Red Bull, 226

3. Racing Point, 126

4. McLaren, 124

5. Renault, 120

6. Ferrari, 93

7. AlphaTauri, 77

(...)

O Mundial de F1 prossgue já no próximo fim de semana com o GP da Emilia Romagna, em imola.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente