GP do Qatar: Dovizioso bate Márquez e Miguel Oliveira estreia-se em 17.º

Primeira prova do Mundial 2019 de MotoGP
Texto
Andrea Dovizioso (Lusa)
Andrea Dovizioso (Lusa)

Miguel Oliveira terminou a sua primeira Corrida de MotoGP com o 17.º lugar no GP do Qatar que foi ganho por Andrea Dovizioso.

Na prova que abriu o Mundial de 2019 assistiu-se já ao primeiro duelo da época entre o italiano da Ducati e Marc Márquez, com Dovizioso a bater o campeão do mundo da Honda por milésimos de segundo.

Miguel Oliveira rodou a maior parte da Corrida dentro dos pontos, mas não conseguiu esse objetivo. A primeira meta do piloto português da Tech3 KTM para esta estreia, no entanto, foi atingida: chegar ao fim da prova.

O estreante português na categoria partia também do 17.º lugar, mas, como o próprio frisou depois, o motor parou na grelha e a partida teve de ser feita do pit lane em último lugar. Mas o arranque foi logo em recuperação e, à segunda volta, já estava dentro dos lugares pontuáveis.

Miguel Oliveira chegou a ser o melhor piloto de todas as KTM e rodou a maior parte da Corrida no 13.º lugar. Quando se entrou no último terço da Corrida, o piloto português começou a perder alguns lugares sendo ultrapassado nas últimas sete voltas por Andrea Iannone (Aprilia), Johann Zarco (KTM), Jorge Lorenzo (Honda) e Fabio Quartararo (SRT Yamaha) – que acabou por sair do pit lane.

A estreia portuguesa terminou com o 17.º lugar, naquela que foi também a estreia de outro português. Jorge Viegas esteve no seu primeiro GP como presidente da FIM.

Na luta pela vitória, os pilotos que acabaram a discutir o triunfo saíram para a frente desde a partida. Maverick Viñales não conseguiu segurar a pole position e caiu vários lugares logo no arranque, enquanto, pelo contrário, o seu colega da Yamaha, Valentino Rossi tratou se chearse cedo à frente partindo do 13.º lugar.

Jack Miller (Pramac Ducati) foi uma das sensações da partida colando-se atrás de Dovizioso na frente da Corrida, mas problemas com a moto (que pareceram estar no banco) não só o foram atirando para meio do pelotão, como acabaram por ditar o abandono.

O comboio liderado por Dovi foi rodando bem junto com Ález Rins (Suzuki) a disputar-lhe várias vezes a liderança, Márquez à espreita e quase metade do pelotão de olho no pódio… Foi também na frente que o último terço da prova começou a mostrar-se decisivo com umgrupo de oito a destacar-se.

Danilo Petrucci (Ducati) e Cal Crutchlow (LCR Honda) foram também eles contribuindo para a emoção com troca de lugares e o britânico a subir aos poucos com o melhor estreante do dia, Joan Mir (Suzuki) a fechar o grupo de oito em que Rossi acabou por mostrar-se melhor do eu Viñales em corrida.

Com Crutchlow a ‘resolver’ a seu favor a questão com Rins do último lugar do pódio a três voltas do final, ficava claro que a lute pelo dois primeiros lugares estava destinada para as duas últimas voltas, com Dovizioso e Márquez colados.

Na penúltima delas, o espanhol vai para a frente depois de o italiano ter alargado a trajetória – ficando por saber se foi erro ou propositado... Mas, na última volta, Dovi voltou para a frente, como tanto tempo esteve na Corrida.

Era fácil de adivinhar o que iria acontecer nos metros que faltavam. Márquez tinha as últimas curvas para atacar o triunfo. O campeão do mundo assim o fez na última curva, mas acabou por ter de alargar de mais e Dovizioso recuperou a posição à entrada da reta da meta acelerando para a primeira vitória da temporada batendo o espanhol por 23 milésimos de segundo.

O Filme da Corrida

Classificação do GP do Qatar de MotoGP

Classificação do Mundial:

1. Andrea Dovizioso (Ducati), 25 pontos

2. Marc Márquez (Honda), 20

3. Cal Crutchlow (LCR Honda), 16

4. Álex Rins (Suzuki), 13

5. Valentino Rossi (Yamaha), 11

(...)

O MotoGP volta às pistas no fim de semana de 29 a 31 deste mês com o GP da Argentina.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos