MotoGP: Enea Bastianini vence o GP do Qatar em estreia infeliz de Miguel Oliveira

Primeira prova do ano marcada por muita luta pelas posições
Texto
Enea Bastianini (Lusa)
Enea Bastianini (Lusa)

Enea Bastianini venceu neste domingo o GP do Qatar que abriu o Mundial de MotoGP de 2022. Miguel Oliveira estreou-se no campeonato com um abandono após uma queda.

O piloto italiano da Gresini Ducati não teve a melhor partida saindo do segundo lugar da grelha, mas foi buscar o triunfo a quatro voltas do fim. E abriu-se o caminho a toda a emoção vivida e chorada pela equipa, que sobreviveu, mas que ainda chora a morte do seu fundador, Fausto Gresini, há pouco mais de um ano.

Enea Bastianini também não escondeu essa emoção nas primeiras palavras que concedeu após o triunfo: “Puxei desde o início, mas o mais importante foi poupar os pneus. Depois, percebi que podia tentar ganhar a corrida. É difícil falar agora... Quero dedicar esta vitória ao Fausto, porque ele me apoiou muito desde o céu. Quero agradecer à minha família e a todos.”

Com Pol Espargaró na liderança desde as primeiras voltas – superiorizando-se ao seu colega da Honda, Marc Márquez, e ao piloto da pole position, Jorge Martín (Prama Ducati) –, Bastianini foi buscar o primeiro lugar da corrida ganhando na aceleração da Ducati à Honda na reta da meta a quatro voltas do final.

O espanhol da Honda acusou a perda do comando, tremeu, e alargou no final da reta sendo depois ultrapassado por Brad Binder, que aproveitou para passar para o segundo lugar e dar o primeiro pódio do ano à KTM.

Foi também no final da reta da meta que Miguel Oliveira sofreu uma queda que o obrigou a abandonar nesta prova de estreia do Mundial de 2022 antes de completada metade da corrida.

O piloto português da KTM caiu a 12 voltas do final das 22 desta primeira prova do ano. O Falcão estava a realizar uma prova em recuperação paciente – depois de partir do 14.º lugar da grelha e saindo com os dois pneus médios para isso mesmo –, mas caiu à chegada à Curva 1 quanto atacava o 10.º lugar de Fabio Quartararo.

Numa prova que prenunciou muito equilíbrio para esta época dadas as lutas que se verificaram em toda a corrida, o campeão do mundo em título acabou por ser, ainda, a melhor Yamaha terminando no nono lugar. Mas, para as Ducati oficiais, as coisas ainda correram pior, com ambos Jack Miller e Francesco Bagnaia a não terminarem.

A classificação final do GP do Qatar:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1 Enea Bastianini (Gresini Ducati), 25 pontos

2 Brad Binder (KTM), 20

3 Pol Eapargaró (Honda), 16

(...)

Classificação do Mundial de Equipas:

1 Honda, 27 pontos

2 Gresini Ducati, 25

3 KTM, 20

(...)

O Mundial de MotoGP continua em pista ainda neste mês com o GP da indonésia no fim de semana de dia 20.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano