MotoGP: horário do GP do Qatar pode ser alterado

Segurança dos pilotos está em causa na prova de abertura do Mundial de MotoGP
Texto
GP do Qatar - MotoGP (Lusa)
GP do Qatar - MotoGP (Lusa)

O horário do GP do Qatar, prova que abrirá o Mundial de MotoGP no dia 10 do próximo mês, pode ser alterado por razões de segurança para os pilotos.

A Dorna, promotora do Mundial, considera antecipar a Corrida da categoria rainha depois de os pilotos, com Jorge Lorenzo à cabeça, terem alertado para o aumento do perigo no horário noturno.

"Eu tive uma grande queda no final da noite porque a temperatura caiu muito", referiu Lorenzo a respeito dos últimos testes nesta semana com os pilotos em pista por volta das 21h00 locais (menos três em Portugal Continental).

Lorenzo disse que colocar a Corrida marcada para as 20h00 num horário “mais cedo seria muito melhor para a segurança dos pilotos." “Espero que possamos modificar por meia hora, uma hora, tanto quanto possível, porque se tivermos o azar de correr numa noite muito fria será perigoso", explicou o espanhol.

O pôr do Sol no Qatar acontecerá por voltas das 18h00 e a Corrida será sempre feita à noite, mas a antecipação do horário em uma hora – para as 19h00 locais (16h00 em Portugal Continental) – é um cenário que a Dorna admite.

"Falei sobre isso com o Jorge e com outros pilotos e temos que avaliar a situação", disse Carmelo Ezpeleta, o líder da Dorna, em declarações recolhidas pelo «Motorsport.com»: “Neste momento não há nada decidido, mas se estiver nas nossas mãos aumentar a segurança dos pilotos faremos isso. Se houver condições realmente perigosas, mudaremos o horário."

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente