GP da Rússia virado do avesso: Lando Norris tem a pole position

A 15.ª prova da temporada realiza-se no Autódromo de Sochi
Texto
Lando Norris, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo (Lusa)
Lando Norris, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo (Lusa)

Lando Norris conquistou a pole position para o GP da Rússia virando do avesso um fim de semana em que a Mercedes acabou por dar um valente tropeção na qualificação deste sábado.

O piloto britânico da McLaren conseguiu a sua primeira ‘pole’ da carreira depois do segundo lugar no GP de Itália de há duas semanas e vai ter a seu lado o Ferrari de Carlos Sainz tendo George Russell colocado de forma não menos brilhante o Williams no terceiro lugar a grelha.

Max Verstappen já tinha um lugar destinado no final da grelha de partida; Lewis Hamilton ‘arranjou maneira’ de ficar pela quarta posição para a partida deste domingo...

Abdicando de marcar um único tempo na Q1, Verstappen acabou por ficar relegado para trás dos outros dois pilotos também penalizados por troca de componentes nos carros – e o piloto da Red Bull partirá do último lugar atrás do Williams de Nicholas Latifi e do Ferrari de Charles Leclerc.

Durante a Q2 ainda a fazer-se com os pneus intermédios devido á muita chuva que caiu em Sochi – tendo obrigado até ao cancelamento dos terceiros treinos livres na manhã deste sábado – a Mercedes mantinha os seus dois pilotos na linha da frente e Hamilton – ao contrário da véspera – ditava a sua lei de mais forte sobre Valtteri Bottas.

O que acabou por não se confirmar foi a força maior que a Mercedes tinha exibido até então. Nos minutos finais da Q3, a equipa alemã foi surpreendida por reações mais rápidas de alguns adversários e Hamilton reforçou esse atraso com um erro que deitou tudo a perder no que respeitava a uma pole position ‘anunciada’.

Com o asfalto a ir secando em grande parte das trajetórias ideais da pista de Sochi, Russell foi o mais rápido a fazer a aposta para os pneus slick e a jogada compensou de tal forma que, como se disse, ‘foi parar’ ao terceiro lugar da grelha. Com Sainz, o cenário foi semelhante...

Quem apostou mais cedo nos macios que já podiam ganhar segundos em pista e teve mais tempo para coloca-los na temperatura ideal colheu os maiores frutos e Lando Norris acabou por ser o mais rápido neste plano, ganhando a pole com meio segundo de vantagem sobre o espanhol.

Nesta corrida contra o tempo em que a Mercedes se deixou atrasar muito antes de mandar vir os seus carros colocarem os slick, Hamilton esteve desastrado e piorou as coisas ao bater no muro já dentro do acesso à via das boxes. O inglês não só teve de mudar a asa dianteira para além os pneus, como fez ainda Valtteri Bottas aguardar alguns segundos á espera de espaço na box...

O escapar dos segundos era inimigo da temperatura a que convinha colocar os pneus e Hamilton não evitou ainda um despiste que, com as bandeiras amarelas consequentes, acabou por evitar também eventuais melhorias de voltas que fossem aspiradas para além das que já tinham sido obtidas pelos três que vão partir à sua frente.

Qualificação para o GP da Rússia:

O GP da Rússia é a 15.º prova da temporada de F1 e a corrida realiza-se neste domingo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias