Moto3: Can Oncu é o mais novo de sempre a ganhar e logo na estreia

  • Redação Autoportal
Can Oncu (Lusa)
Can Oncu (Lusa)

O piloto turco Can Oncu (KTM), de 15 anos, fez neste domingo história como o mais novo de sempre a vencer uma corrida de Moto3 ao ganhar o Grande Prémio de Valência e logo na sua prova de estreia no Mundial de velocidade.

O primeiro turco a vencer no campeonato, Oncu triunfou com 15 anos e 115 dias destronando o britânico Scott Redding, que tinha vencido o GP da Grã-Bretanha em 2008, com 15 anos e 170 dias, ainda nas 125 cc, como recorda a Lusa.

O feito ganha ainda mais expressão pelo facto de piloto da Red Bull KTM Ajo ter feito em Valência a sua estreia no Mundial, como convidado («wild card»), depois de ter vencido a Red Bull Rookies Cup, um campeonato de iniciação.

Oncu fez o que não acontecia desde 1991.

O turco supera alguns recordistas de precocidade, como o pentacampeão de MotoGP, o espanhol Marc Márquez, que só conquistou a primeira vitória ao terceiro ano de Mundial, com 17 anos.

Oncu, que largou da quarta posição da grelha, aproveitou a queda do então líder, o espanhol Toni Arbolino (Marinelli) para agarrar o comando, que não mais largou.

O piloto da KTM terminou com o tempo de 43.06,370 minutos, deixando o piloto espanhol e já campeão Jorge Martin a 4.071s. O britânico John McPhee fechou os lugares do pódio, a 6.130s.

Classificação final do Moto3:

1. Jorge Martín, 260 pontos

2. Fabio Di Giannatonio, 218

3. Marco Bezzecchi, 214

Comentários

Veja mais