IMSA: Filipe Albuquerque vence as 24 Horas de Daytona

Piloto português conquistou a vitória na prova de abertura do Campeonato Norte Americano de Resistência
Texto
Filipe Albuquerque
Filipe Albuquerque

Filipe Albuquerque venceu neste domingo as 24 Horas de Daytona, prova de abertura do Campeonato Norte Americano de Resistência (IMSA).

O piloto português ao volante do Acura número 10 da equipa Wayne Taylor Racing, que fez equipa com Alexander Rossi, Helio Castroneves e Ricky Taylor, largou da quinta posição da grelha para terminar a corrida no lugar mais alto do pódio.

Numa prova intensa, onde a equipa de Filipe Albuquerque assumiu o comando da corrida na segunda metade da prova, o Acura número 10 nunca conseguiu garantir uma vantagem confortável para os seus mais diretos adversários e na última hora da corrida, duas situações de Full Course Yellow, acabaram por juntar o pelotão e permitir um final de corrida intenso na luta pela vitória.

A 50 minutos do final desta que é a mais mítica das provas de resistência nos Estados Unidos, um pequeno erro na curva quatro e uma paragem nas boxes fizeram Albuquerque baixar ao terceiro lugar, a quatro segundos da liderança.

A meia hora do final, os adversários também pararam nas boxes e o piloto português recuperou a liderança, sob a ameaça de Van der Zande, que chegou a estar a meio segundo do Acura de Filipe Albuquerque.

No entanto um furo na roda direita traseira a sete minutos do final da corrida, deixou o Cadillac número 1 com Van der Zande ao volante, fora da luta pela vitória, acabando por cair para a quinta posição, situação que foi aproveitada por Filipe Albuquerque para vencer pela segunda vez à geral as 24 Horas de Daytona.

Kaumi Kobayashi em Cadillac DPi foi segundo a 4.704 segundos do vencedor, depois de ultrapassar Harry Tricknell no Mazda número 55, que terminou no lugar mais baixo do pódio.

Já João Barbosa, que em 2018 venceu as 24 Horas de Daytona na companhia de Filipe Albuquerque, terminou a prova deste domingo no segundo lugar da categoria LMP3 e 19.º da geral, ao volante de um Ligier.

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal