Dakar 2021: Ruben Faria garante que “amanhã começa uma nova corrida”

  • Redação Autoportal
  • 9 jan, 20:33
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Diretor desportivo da equipa da Honda antecipa dificuldades no domingo na primeira parte da etapa maratona

Ruben Faria acredita que a sétima etapa do Dakar 2021, que terá lugar no domingo, após o dia de descanso que teve lugar este sábado, vai dar início a uma nova fase da corrida que entra na segunda e última semana de prova.

"Amanhã vai começar uma nova corrida com a etapa maratona. É a segunda fase da corrida e, uma vez concluída, finalmente conseguiremos ver como podemos enfrentar os últimos dias do Dakar. Queremos chegar ao acampamento Neom o melhor possível, sem contratempos, e depois lutar para vencer a corrida geral”, sublinhou o antigo piloto português, diretor desportivo da equipa da Honda HRC em comunicado.

"Estamos bem. Temos todos os pilotos entre os 13 melhores e dois deles estão entre os três primeiros da corrida (o argentino Kevin Benavides é segundo e o chileno Jose Ignacio Cornejo é terceiro, ambos a pouco mais de dois minutos do líder, o australiano Toby Price, em KTM). Significa que disputámos uma semana sem riscos, nem problemas, e esse era o objetivo principal: chegar com os quatro pilotos ao dia de descanso e bem classificados", acrescentou Ruben Faria.

O antigo piloto português mostrou-se surpreendido com a forma como se disputaram as primeiras seis das 12 etapas previstas. "Foi um pouco diferente do que pensávamos, com muitos ‘outsiders' nas primeiras posições”.

No domingo, disputa-se a primeira metade de uma etapa maratona, com 737 quilómetros entre Ha'il e Sakaka, 471 deles cronometrados.

Recorde-se que após as primeiras seis etapas, Toby Price (KTM) é o líder da classificação das motos, com 2m16s de vantagem sobre Kevin Benavides (Honda), que ocupa a segunda posição, enquanto o seu companheiro de equipa, José Ignacio Cornejo, é terceiro a 2m57s do líder.

O melhor português em prova é Joaquim Rodrigues (Hero), que ocupa a 17.ª posição da geral a 45m01s de Toby Price.

RELACIONADOS

Dakar: Sainz ganha fôlego antes do descanso

Dakar: Barreda ‘mete mais uma’ e Price ‘descansa’ na frente

Dakar: De Villiers ganha e Peterhansel respira

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS