Indy 500: super bowl dos carros roda acima dos 373 km/h (em média...)

Fim de semana de qualificações antecede em uma semana o grade dia da clássica do automobilismo
Texto
IndyCar (Associated Press)
IndyCar (Associated Press)

Este é o fim de semana das qualificações para as 500 Milhas de Indianápolis com sábado e domingo a sucederem à famosa Fast Friday em que os monolugares da IndyCar atingem velocidades impressionantes.

Na sexta-feira que simula e antecede as sessões de qualificação no sábado e no domingo, os carros da vão para a pista com uma potência superior à configuração com que irão participar na corrida e o mais rápido nas séries de 4 voltas superou os 373 km/h.

O antigo piloto de Fórmula 1 Marcus Ericsson, da Chip Ganassi Racing (com motor Honda), foi o recordista da Fast Friday deste ano fazendo uma média de 231.950 mph (373.287 km/h) deixando atrás de si Colton Herta (Andretti Autosport/Honda) com a média de 231.726 mph (372.926 km7h).

A Indy 500 vai para a sua 105.ª edição e a clássica do desporto automóvel mundial volta a apresentar um cartel de luxo dentro do panorama automobilístico norte-americano com uma série de antigos vencedores, entre os quais estão mais alguns outros antigos pilotos da F1.

Entre os vencedores da histórica corrida na pista oval de Indianápolis estão pilotos como Scott Dixon, Helio Castroneves ou Will Power, bem como Takuma Sato e Juan Pablo Montoya.

Ganhar a Indy 500 garante não só prestígio, mas também um prize Money considerável na ordem dos milhões de dólares. Simon Pagenaud recebeu como prémio monetário de vencedor mais de 2,6 milhões de dólares (cerca de 2,1 milhões de euros).

Em 2020, ano condicionado pela pandemia – o prémio do vencedor costuma ser por regra 20% do bolo total –, Takuma Sato terá ganho como prémio (em estimativa não oficial) cerca de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros).

A qualificação decorre entre este sábado e domingo, quando decorrerá a última sessão, a dos Fast Nine, que definirá os primeiros nove ligares da grelha. A Indy 500 de 2021 vai correr-se no domingo dia 30 deste mês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias