Luis Salom morreu em 2016 na pista do Circuito da Catalunha e, por isso, após o acidente a curva 12 retomará o traçado original, uma decisão dos líderes do Circuito.
Na sexta-feira passada, em Aragón, a Comissão de Segurança da MotoGP reuniu-se e o ex-piloto Franco Uncini, delegado de Segurança do Mundial, apresentou aos pilotos o plano para o trajeto da prova no que diz respeito à curva 12.
O plano apresenta mudanças ao nível da recuperação do traçado original no último setor e o aumento do escape vai fazer com que não se use mais as chicanes no campeonato. Essas chicanes foram colocadas ali para reduzir a velocidade das motos, mas agora com o regresso do aumento do escape vai ser preciso mover uma das bancadas para baixo, numa obra que decorrerá durante o mês de janeiro e durará até fevereiro.
O piloto Jorge Lorenzo ficou satisfeito com a proposta apresentada na reunião.
"A receção dos pilotos foi muito boa, e, no meu caso, especialmente em relação à penúltima curva. Era o que todos queríamos, que o antigo layout fosse mantido e o escape estendido, e é o que acontecerá. Pessoalmente, acabei por não gostar da solução para a curva 10, porque se se cometer um erro, pode acertar-se em alguém, como fez Iannone comigo", justificou.
Relativamente a essa curva 10, que foi também alterada depois do desastre do ano passado com Salom, permanecerá assim – mais curta – embora ainda não haja confirmação oficial.
Uma das alterações passa ainda por refazer todo o asfalto do Circuito.