Novo Peugeot 208 Rally 4 quer dominar a categoria

Novo modelo foi apresentado esta segunda-feira em Portugal
Texto
Peugeot 208 Rally 4
Peugeot 208 Rally 4

A Peugeot Sport, ramo desportivo da marca automóvel francesa, lançou hoje a nova versão do modelo 208, com a expetativa de continuar a ter o melhor carro de Rally 4, a quarta categoria mais importante de ralis.

O distribuidor dos veículos desportivos Peugeot na Península Ibérica, José Pedro Fontes, realçou à «Lusa» que a anterior versão do 208 era a "referência" da categoria, designada R2 antes das alterações decretadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e foi "o maior sucesso de vendas de sempre nos ralis" - mais de 450 unidades -, razões pelas quais pretendem manter o estatuto.

"O carro foi feito para ser o melhor carro de Rally 4 a nível mundial, à semelhança do seu antecessor. Queremos continuar a ser referência na categoria, tanto em performances, como em fiabilidade e vendas", sublinhou José Pedro Fontes, à margem da apresentação internacional do veículo que teve lugar em Celorico de Basto, distrito de Braga.

O novo Peugeot 208 Rally 4 conta com um novo motor de 3 cilindros turbo comprimido, de 1,2 litros, usando a mais recente tecnologia PureTech. Tem como base um motor de série com um desempenho particularmente elevado – um bloco de 208 CV de potência – e recorre a um turbo de maiores dimensões, uma gestão eletrónica de competição com assinatura da Magneti Marelli e uma caixa de velocidades SADEV.

O conjunto está implantado na nova plataforma CMP (base partilhada pelos veículos do segmento B do Groupe PSA) que se destaca pelo seu peso reduzido e por uma dinâmica melhorada, de modo a garantir performances desportivas ainda mais significativas.

Na próxima temporada o novo Peugeot 208 Rally 4 vai competir em dois troféus monomarca, a 208 Rally Cup, em França, e a Rally Cup Ibérica, cuja a terceira edição vai contar com seis etapas, e tem o seu inicio com o Rali de Portugal, etapa do campeonato do mundo de ralis.

Nessa competição ibérica da Peugeot, os cerca de 20 pilotos inscritos vão competir exatamente com a mesma versão do 208.

Além de apresentado esta segunda-feira, o Peugeot 208 foi testado num dos troços que já integrou o Rali de Portugal, com o piloto espanhol Éfren Llarena, campeão europeu de juniores em 2019 com Sara Fernández na navegação, a afirmar que a nova versão supera a anterior.

"O carro anterior tinha motor atmosférico e obrigava o piloto a ir ao limite. Este é mais fácil de conduzir. Além disso, os travões e a suspensão traseira são mais estáveis. Com o anterior, a traseira oscilava muito ao travar", sublinhou no final do teste o espanhol Éfren Llarena.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos