GP da Turquia: Stroll deixa Verstappen para trás e ganha a pole position

Hamilton não foi além da terceira linha da grelha
Texto
Lance Stroll (Lusa)
Lance Stroll (Lusa)

Lance Stroll obteve neste sábado a sua primeira pole position na Fórmula 1 ao ser o mais rápido na última ronda da Qualificação para o GP da Turquia. O piloto canadiano fez a estreia em nome individual e deu também à Racing Point o primeiro lugar da grelha pela primeira vez (excluindo 'os tempos' de Force India).

A festa da equipa foi aumentada com o terceiro lugar de Sergio Pérez na grelha, apesar de algum desalento particular do mexicano – pois também esteve perto de ser ele a estrear-se nas ‘poles’. Mas a maior desilusão acabou por ser confessada por Max Verstappen, pois o holandês da Red Bull viu-se a ficar no segundo lugar da grelha depois de ter dominado todas as sessões anteriores à Q3.

E, depois da muita chuva a marcar o desenrolar desta qualificação – especialmente durante a Q1 – este foi o epílogo da decisiva Q3. Verstappen manteve o domínio no início da ronda com os pneus de chuva (intensa), mas as apostas finais nos intermédios pela Racing Point mudaram o rumo destes acontecimentos.

Pérez e Stroll assomaram-se à frente e colocaram a Racing Point na iminência de conseguir a a dobradinha na primeira linha da grelha. A Red Bull foi a equipa que respondeu com o mesmo composto de pneumáticos, mas Verstappen não conseguiu mais do que o segundo lugar com Stroll a carimbar a ‘pole’.

A Red Bull fecha a segunda linha da grelha com Alex Albon, enquanto Lewis Hamilton conseguiu o sexto lugar como melhor posição para os Mercedes.

Assim ficou a qualificação para o GP da Turquia:

A direção de corrida deixou, entretanto, para o final da Qualificação a análise a passagens de vários pilotos em situações de bandeiras amarelas na Q1. Nesse rescaldo, Lando Norris foi oenalizado em cinco lugares caindo para o 16.º lugar e Carlos Sainz foi relegado para o 15.º posto à partida. Pode ver a grelha atualizada aqui.

O GP da Turquia realiza-se no Intambul Park neste domingo.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente