Porsche Taycan está mais rápido: a arrancar e a carregar

  • Redação Autoportal
Modelo 100% eletrico da marca alemã recebe 'launch control'

O Porsche Taycan recebeu uma série de evoluções que o agilizam no processo de carregamento, mas também na aceleração ficando esta atualização do modelo disponível para encomenda a partir de meados do próximo mês com chegada marcada para outubro.

O primeiro Porsche 100% elétrico de produção agora com ‘launch control’ acelera dos 0 aos 200 km/h em 9,6 segundos (um ganho de 0.2 segundos) e atinge 400 metros em 10.7 segundos (um ganho de 0.1 segundos).

Nas novas funções apresentadas para o modelo ganha destaque o ‘Plug & Charge’ que facilita os carregamentos e permite os pagamentos sem a necessidade de ter um cartão ou uma ‘app’.

Ao inserir o cabo de carregamento, o Taycan estabelece uma comunicação encriptada com a estação de carga compatível, que identifica o veículo; o processo de carregamento começa automaticamente e os pagamentos são também processados de forma autónoma e automática.

O ‘Plug & Charge está já operacional nas estações Ionity na Alemanha, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Itália e República Checa. Irão seguir-se mais 12 países europeus no início de 2021.

As inovações adicionais incluem funções do Taycan que podem ser obtidas online (Functions on Demand - FoD). As atualizações em relação à configuração original podem ser recebidas ‘over-the-air’ e, sem necessidade de cabos, não é preciso visitar a oficina para ter os ‘updates’.

O Porsche Intelligent Range Manager (otimizador do sistema) já está disponível como FoD. A Direção Assistida Plus, o Assistente de Manutenção na Faixa e o Porsche InnoDrive (adaptador de velocidade) vão ser adicionados.

Na gama de novas opções destacam-se o ‘head-up display’ a cores e o carregador de bordo (disponível no final do ano) com capacidade de carga em corrente alternada até 22 kW reduzindo em cerca de metade o tempo de carregamento com o carregador de série de 11 kW.

O Porsche Taycan tem uma capacidade de carregamento até 270 kW (nas estações de carregamento com 800 volts), mas traz agora uma nova função que permite restringir a essa capacidade a cerca de 200 kW em postos que o suportem (por exemplo, quando o condutor planeia estar algum tempo sem conduzir); o que alarga o ciclo de vida da bateria e reduz a perda de potência geral.

Nas funcionalidades de carregamento inteligente adicionais encontram-se a proteção de potência (prevenindo uma sobrecarga na ligação doméstica), assim como a otimização do carregamento com energia produzida no domicílio permitindo carregar o Taycan com energia solar não utilizada pelo edifício em questão.

A nova função Smartlift é instalada de série (futuramente em combinação com a suspensão pneumática adaptativa) permitindo a programação do Porsche Taycan para se elevar em situações recorrentes, como lombas de velocidades ou entradas e saídas de garagens, e o ajuste da altura na condução em autoestrada.

  • TEMAS:
  • Porsche

  • Taycan

  • Launch control

Veja mais