MotoGP: Miguel Oliveira abandona no GP de França ganho por Enea Bastianini

Piloto português sofreu mais uma queda no fim de semana em Le Mans
Texto
Miguel Oliveira (KTM)
Miguel Oliveira (KTM)

Miguel Oliveira abandonou o GP de França de MotoGP que foi ganho por Enea Bastianini – e o ‘três’ foi marcante na sétima corrida da época realizada neste domingo em Le Mans

O piloto português da KTM sofreu a terceira queda do fim de semana ficando fora de prova a três voltas do fim.

Bastianini (Gresini Ducati) conquistou a terceira vitória da época ganhando à frente de Jack Miller (Ducati) e Aleix Espargaró (Aprilia).

Foi também sob o signo do domínio das Ducati que a corrida em Le Mans decorreu. Com três motos de Borgo Panigale na primeira linha da grelha à partida, Miller foi quem saiu melhor roubando a liderança ao ‘pole sitter’, Francesco Bagnaia.

Miguel Oliveira também saiu bem da 17.ª posição, ganhou um lugar e, com duas voltas cumpridas, chegou ao 12.º lugar.

Com o curso da corrida a estabilizar um pouco às 10 voltas feitas do total das 27 marcadas, o início dominador das Ducati fazia prever que a luta pelo primeiro lugar seria entre os três pilotos que discutiam os lugares do pódio já destacados dos demais - com Bangaia a recuperar o primeiro lugar perdido na partida e Bastianini atrás de Miller.

Enquanto Bastianini ganhava o segundo lugar a Miller, Miguel Oliveira entrava no top 10 em luta com Brad Binder. O Falcão chegou a subir ao nono posto, mas acabou por voltar a perder um lugar para o seu companheiro de equipa.

A 7 voltas do final começou a decidir-se a vitória. Bastianini passou Bagnaia para ser o terceiro líder diferente da corrida. O italiano da Ducati oficial respondeu e recuperou a liderança, mas também acusou a pressão mais à frente.

Ainda na mesma volta, Bagnaia alargou de mais e o piloto da Gresini aproveitou para voltar ao comando e começar a descolar. Bagnaia cedeu à perda e acabou mesmo por cair deixando um lugar de pódio vago para uma moto que não uma Ducati.

A 3 voltas do final foi Miguel Oliveira quem acabou por cair quando era novamente nono e perseguia Binder. O piloto português perdeu a frente da sua KTM e seguiu a deslizar para o segundo abandono do ano.

Bastianini seguiu confortável para o terceiro triunfo do ano mantendo Miller à distância. Aleix Espargaró (Aprilia) ficou no terceiro posto defendendo-se sempre muito bem de Fabio Quartararo na tentativa do campeão do mundo e líder do Mundial de chegar ao pódio na corrida de casa.

Classificação do GP de França:

Quartararo manteve o primeiro lugar do Mundial passando a barreira dos 100 pontos e Miguel Oliveira desceu da 10.ª para a 11.ª posição com os mesmos 43 pontos.

Classificação do Mundial:

O Mundial de MotoGP segue para a pista de Mugello com o GP de Itália, a oitava prova da época, no fim de semana de 29 deste mês de maio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos