Peugeot lança regresso ao Endurance com hipercarro e Carlos Tavares em pista

Carlos Tavares sairá para a pista com o Peugeot 908 e dará a largada para as 24 Horas de Le Mans
Texto

A Peugeot assinala o anunciado regresso às corridas de Resistência nas 24 Horas de Le Mans que começam neste sábado. A marca francesa vai apresentar o seu programa de Endurance para o regresso em 2022 e para o qual já existe um projeto de hipercarro. O protagonismo da marca do leão incluirá a presença em pista do presidente da PSA: o português Calos Tavares.

Este regresso da Peugeot ao Mundial de Resistência vai fazer-se na nova categoria Hipercarro (LMH) – que terá estreia no próximo ano – combinando hipercarros homologados para estrada e protótipos. O novo hipercarro da marca já está em fase de pré-projeto.

A escolha da categoria LMH foi ditada por vários critérios, onde se inclui a liberdade em termos aerodinâmicos: isto permite integrar os códigos estéticos da marca com o apoio do Design Peugeot. Os novos regulamentos permitem à marca conceber o carro através do seu departamento de design para dar à Peugeot Sport um carro em que a assinatura da casa francesa será logo reconhecida – como são as atuais luzes ‘rasgadas pelas garras do leão’, por exemplo.

O futuro Peugeot de Le Mans – que a marca já revelou nesta fase de projeto – será um hipercarro híbrido eletrificado sob a nova assinatura “Neo Performance” com tração integral e uma potência de 500 kW. Após o lançamento das várias fases de estudo para a arquitetura geral, o conceito de aerodinâmica e a escolha da arquitetura do motor, seguir-se-ão a definição final da estrutura elétrica e do conceito da cadeia de tração híbrida.

Com uma potência máxima de 200 kW (272 cv) no trem dianteiro, o nível total de potência será o mesmo de um carro 100% térmico de duas rodas motrizes: 500 kW (680 cv) divididos entre os dois eixos. A Peugeot sublinha que o seu carro, em comparação com os atais LMP1, estará mais próximo dos modelos de estrada, ou seja, com mais peso e maiores dimensões (5 m de comprimento, contra os 4,65 m, e 2 m de largura, contra os 1,90 m).

A Peugeot reforça que esta apresentação do seu programa de Endurance não podia ser feita sem um retorno de um veículo de produção para as estradas. Não só hipercarro de Le Mans pretende ter todo o ADN da Peugeot Sport Engineered, como esta nova trajetória energética é reforçada com o lançamento desta linha de modelos de estrada híbridos, de elevada performance, cuja primeira materialização é o novo Peugeot 508 PSE – que será lançado ainda neste ano e que abre este vídeo de lançamento do regresso a Le Mans.

A par desta apresentação do seu programa de Endurance, a Peugeot vai também prestar homenagem ao seu passado vitorioso em Le Mans e cerca de meia hora antes da partida para as 24 Horas de Le Mans deste ano entrará em pista um Peugeot 908 tendo o português Carlos Tavares.

Esta homenagem culminará com o presidente do conselho de administração do Groupe PSA a dar a largada como ‘Starter’ Oficial da 88ª edição das 24 Horas de Le Mans – em que Filipe Albuquerque tem a pole pole position nos LMP2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano