GP da Grã-Bretanha: Hamilton ganha a ‘pole’ com recordes em Silverstone

Mercedes deixa concorrência a 1 segundo de distância
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 com um novo recorde do Circuito de Silverstone fazendo a sua melhor volta da Qualificação com o tempo de 1m24.303s.

O piloto da Mercedes torneou-se também o primeiro a conseguir sete 'poles' no grande prémio britânico e chegou ainda á sua 100.ª presença na primeira linha da grelha com a equipa alemã. 

O inglês foi secundado na Qualificação deste sábado por Valtteri Bottas, numa demonstração de superioridade incontestável dos Mercedes W11 sobre a concorrência.

Hamilton confirmou a ‘pole’ na segunda saída para a pista, mas o primeiro lugar da grelha teria sido, desde logo, garantido com o primeiro ‘stint’.

O campeão do mundo fez na sua primeira saída o tempo de 1m24.616s – deixando esse, na altura, como o novo recorde da pista – e foi também este tempo que Valtteri Bottas conseguiu como o seu melhor nesta Q3, na sua segunda tentativa.

Feitas as contas, Hamilton levou a ‘pole’ de forma incontestada batendo duas vezes o recorde de Silverstone (que tinha sido estabelecido já neste sábado por Bottas na Q2 imediatamente antecedente) e deixando o seu colega de equipa no segundo lugar da grelha a 0.313s.

A mais de 1 segundo de Hamilton, a segunda linha da grelha ficou para Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari). Na terceira linha, Lando Norris (McLaren) fez melhor do que Lance Stroll (Racing Point).

Um eventual desrespeito de bandeiras amarelas de George Russel na Q1 e uma eventual saída da box sem segurança por parte de Charles Leclerc nesta Q3 ficaram para ser analisados depois de terminada a Qualificação.

O piloto da Williams acabou mesmo por ser penalizado con cinco lugars na grelha sendo relagado para o último lugar à partida.

O GP da Grã-Bretanha é a quarta prova da temporada. A Corrida realiza-se neste domingo.

[artigo das 15h36 atualizado às 20h42]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos