GP de Portugal: Hamilton leva a primeira ‘pole’ de Portimão na F1

Campeão do mundo tirou a pole position a Bottas no último fôlego da qualificação
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o GP de Portugal de Fórmula 1 deste domingo batendo Valtteri Bottas por 1 décimo de segundo e conseguindo a Mercedes mais uma dobradinha na primeira linha da grelha na corrida de Portimão.

O campeão do mundo recordista de ‘poles’ (97) levou a primeira pole position do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) na F1 com uma estratégia de últimas voltas no limite e pneus médios no W11.

Atrás de Bottas na primeira tentativa da Q3, com ambos com os pneus macios, Hamilton saiu para a pista primeiro do que o seu companheiro de equipa e com a aposta nos médios. Bottas saiu depois e sem tanto tempo para rodar.

Com os médios a mostrarem-se os ‘mais rápidos’, de facto, na pista portugesa, Bottas fe uma volta estontante para ficar na ‘pole’ provisória. Mas, saindo mais cedo, Hamilton ficou com tempo para fazer mais uma volta do que o finlandês e, depois de entrar na última volta uma fração de segundo antes de ser dada a baneirada de xadrez, não deixou os seus créditos por mãos alheias.

O líder do Mundial chegou à nona pole position da época fazendo uma volta ao AIA em 1m16.652s conquistando o primeiro lugar da grelha batendo Bottas por 1 décimo de segundo.

Na segunda linha da grelha do GP de Portugal de F1 estarão Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari).

Esta Q3 da Qualificação ficou também marcada por um atraso de meia hora para o seu começo devido a trabalhos de arranjos das tampas dos canais de escoamento e marcada também pela ausência de Daniel Ricciardo cujo Renault não recuperou do toque dado no final da Q2.

Qualificação para o GP e Portugal:

O GP de Portugal de F1 realiza-se neste domingo às 13h10.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal