Hamilton bate Verstappen na estratégia para vencer o GP de Espanha de F1

Campeão do mundo perdeu o comando à partida, mas foi buscar a vitória perto do final
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton venceu neste domingo o GP de Espanha de Fórmula 1 mostrando-se mais forte do que Max Verstappen na estratégia adotada em corrida para a quarta prova do Mundial.

O piloto da Mercedes partiu da pole position, mas o Red Bull mostrou-se mais forte no arranque e o piloto holandês assumiu o comando da corrida, que conservou quase até final.

Valtteri Bottas fechou o pódio com o terceiro lugar. Charles Leclerc deu à Ferrari o ‘melhor lugar dos outros’ com a quarta posição.

Foi na estratégia consumada na parte final que a cartada da Mercedes deu frutos. Pelo meio da prova, Verstappen foi-se mantendo na liderança depois da primeira paragem nas boxes.

A dúvida que ficava era se ambos Hamilton e Verstappen iriam ficar por uma paragem – o que parecia poder ser benéfico para a Red Bull – ou se alguém arriscaria uma segunda troca para pneus mais frescos.

A aposta foi feita pela Mercedes – que tinha um segundo jogo de pneus médios novo e a Red Bull não –, a cerca e 20 volta do final das 66. Hamilton trocou de pneus e ficou bem mais rápido do que o líder indo atrás dele.

E foi uma questão de tempo até ao duelo decisivo. Sem qualquer esforço e com o Red Bull com os pneus bem mais degradados, Hamilton passou facilmente Verstappen quando este ficou á sua mercê a seis voltas do fim.

O campeão do mundo seguiu para ficar a apenas dois triunfos dos 100 na F1 e para o reforço da liderança do Mundial. O holandês teve como consolação poder ir outra vez à box para meter pneus que lhe possibilitassem terminar com a volta mais rápida.

A classificação final do GP de Espanha de F1:

Hamilton lidera agora o Mundial de F1 com 94 pontos e Verstappen e o segundo, com 80. Bottas subiu ao terceiro lugar, com 47 pontos. Lando Norris (McLaren) é o quarto, com 41 pontos e Leclerc é o quinto, com 40.

No Mundial de Construtores, a Mercedes lidera com 141 pontos e a Red Bull está no segundo lugar com 112. A McLaren fecha este pódio com 65 pontos.

A Fórmula 1 segue agora para o Mónaco com um intervalo de duas semanas. A quinta prova do calendário realiza-se no fim de semana de 23 deste mês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal