Hamilton centra todas as atenções do Dia 1 em Istambul e é Leclerc quem o persegue

  • Redação Autoportal
  • 8 out, 17:43
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Piloto da Mercedes trocou o motor de combustão do W12 e foi o mais rápido em pista

Lewis Hamilton esteve no centro das atenções desta sexta-feira que abriu os ‘trabalhos’ para o GP da Turquia de Fórmula 1 por duas ordens de razões diferentes. O piloto inglês da Mercedes foi o mais rápido dos treinos livres com um andamento e impor respeito, sobretudo à Red Bull, mas sabendo-se também hoje que irá cumprir uma penalização de dez lugares.

O dia abriu com a revelação de que era mesmo à 16.ª prova o campeonato que o W12 do líder do Mundial iria trocar componentes que implicariam essa penalização. A Mercedes optou, todavia, por trocar apenas o motor de combustão e o comedimento nas trocas equivaleu a que a penalização – em teoria – não atire Hamilton para o final da grelha – como acontecerá com o Ferrari de Carlos Sainz.

PUB

A teoria de que Hamilton pode ficar a morder os calcanhares do top 10 depois da qualificação ordenada com a sua penalização sustenta-se no desempenho que o inglês tem tido com o carro renovado no Istanbul Park. De manhã, Hamilton ‘deu’ 4 décimos de distância ao Red Bull de Max Verstappen; à tarde, voltou a pulverizar tempos.

PUB

O recorde oficioso (em treinos) da pista turca ficou agora estabelecido em 1m23.804s feitos nos TL2 desta tarde. Mas, desta vez, a distância para o segundo mais rápido da sessão já não foi assim tão considerável: e essa foi uma das notas também mais importantes ao lado do centro das atenções já frisado.

O outro Mercedes, de Valtteri Bottas, e dos dois Red Bull (de Verstappen e Sergio Pérez) permaneceram vários décimos longe de Hamilton, mas o Ferrari de Charles Leclerc – o terceiro mais rápido nos TL1 – perseguiu de perto o W12 do inglês.

PUB

Leclerc foi o outro piloto do dia a conseguir rodar no ‘segundo 23’ e fechou ‘os trabalhos’ a apenas 0.166s de Hamilton dando esperança à Ferrari de que o SF21 está a dar-se bem com o novo sistema híbrido introduzido no carro do monegasco na última corrida, na Rússia – e que Carlos Sainz também vai ter na Turquia relegando-o para o final da grelha pela penalização.

Tempos dos TL2 do GP da Turquia:

O programa do GP da Turquia, 16.ª prova do calendário da F1, prossegue neste sábado, dia de qualificação.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

GP da Turquia: Hamilton começa a abrir em pista e com penalização na grelha de partida

F1 ao rubro: os horários do GP da Turquia

Equipa do Medical Car da F1 testa positivo à covid-19 e Bruno Correia vai ao GP da Turquia

Fotos e vídeo: veja como é o Red Bull branco que vai correr no GP da Turquia de F1

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS