Hamilton está “dececionado” com Mario Andretti e Jackie Stewart

Questão da luta contra o racismo no desporto volta a colocar o campeão do mundo a responder a figuras da F1
Texto
Lewis Hamilton e Mario Andretti (Associated Press)
Lewis Hamilton e Mario Andretti (Associated Press)

A questão do racismo que ganhou uma dimensão global com o movimento ‘Black Lives Matter’ e que Lewis Hamilton quer manter presente na Fórmula 1 como palco de combate à discriminação e à desigualdade voltou a colocar o campeão do mundo numa troca de apreciações com nomes famosos do desporto.

Depois de se pronunciar sobre comentários de Bernie Ecclestone, Hamilton deu agora resposta a palavras de Mario Andretti e Jackie Stweart sobre o tema mostrando-se “desiludido” com os antigos campeões mundiais.

Andretti referiu que a questão está a ganhar proporções exageradas e que o desporto não devia misturar-se com a política – falando ao jornal «El Mercurio» antes do GP da Hungria, como relata a «Sky Sports».

A propósito do episódio com Bubba Wallace em que o nó corrediço encontrado na garagem do piloto da Nascar se verificou ser um puxador de uma porta – desfazendo a inicial suspeita de manifestação anti-racial através de um símbolo racista –, Andretti afirmou que o caso “tornou-se maior do que devia” acrescentando que “a política não devia misturar-se com o desporto”.

Passando para a F1 e com o hexacampeão mundial inglês no centro das suas palavras, o norte-americano assumiu “imenso respeito por Hamilton”, mas deixou uma pergunta: “Porquê tornar-se um militante?” “Ele sempre foi aceite e ganhou o respeito de todos.”, apontou. Andretti.

“Eu acho que todo o tema é pretensioso, eu penso assim. E está a criar-se um problema onde ele não existe”, considerou Andretti.

Hamilton comentou estas palavras numa ‘story’ do Instagram referida pela «Sky” dizendo que “é dececionante, mas infelizmente, uma realidade que alguns da geração mais velha que ainda têm voz hoje não conseguem deixar na sua maneira [de pensar] e reconhecer que há um problema”.

“Novamente, isto é ignorância simples, mas isso não vai deter-me de continuar a lutar pela mudança. Nunca é tarde de mais para aprender e eu espero que este homem por quem eu sempre tive respeito possa dedicar tempo a instruir-se”, afirmou o inglês.

Jackie Stewart também não se colocou fora do tema e também não ficou fora da uma troca de palavras. O antigo piloto escocês também elogiou o “grande exemplo para muitas pessoas” que Hamilton tem sido, mas considera também que a questão está a ser empolada: “Não penso que haja um grande problema como parece.”

“Não há resistência à mudança se alguém é inteligente e bom no que faz. Esse alguém será aceite na Fórmula 1“, afirmou Stewart em declarações ao programa «Good Morning Britain», em mais uma citação da «Sky».

E também em revelação ao tricampeão escocês, Hamilton publicou mais um comentário: “Mais uma vez, outro. Simplesmente dececionante.”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos