Max Verstappen venceu o GP de Abu Dhabi neste domingo e é o novo campeão do mundo de Fórmula 1.
O piloto da Red Bull é o 34.º a conseguir um título mundial na categoria rainha do automobilismo. E é o primeiro neerlandês, aos 24 anos.
MAX VERSTAPPEN. WORLD CHAMPION!!!
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
A stunning season by an extraordinary talent#HistoryMade #F1 @Max33Verstappen pic.twitter.com/FxT9W69xJe
“É inacreditável, a corrida toda a lutar e depois decidir-se na última volta. Ainda tenho uma cãibra, ainda não acredito. Finalmente um pouco de sorte, para mim. O Checo [Pérez] é um grande companheiro de equipa. Eu quero ficar com a minha equipa o resto da vida”, disse Verstappen nas primeiras palavras após o triunfo.
Lewis Hamilton terminou a última prova da época no segundo lugar e ficou como vice-campeão.
O terceiro classificado no Circuito de Yas Marina foi Carlos Sainz.
O Mundial de Construtores foi ganho pela Mercedes.
E falta dizer que, com os dois títulos por decidir, se decidiu o mais importante mesmo na última volta. O título de Construtores foi, mais ou menos, assegurado pela Mercedes, pela vantagem que tinha à entrada desta última corrida; o título de Pilotos ficou mesmo reservado para as derradeiras curvas, ao contrário do que começou...
Verstappen partia para o GP de Abu Dhabi na pole position, com pneus macios. Hamilton largava ao seu lado no segundo lugar da primeira linha, com médios. O neerlandês não conseguiu manter a vantagem com que chegou à grelha. o inglês teve um super arranque e partiu para a frente.
O primeiro ‘caso’ aconteceu logo a seguir, com a resposta do piloto da Red Bull em recuperar o comando a levar Hamilton a seguir por fora de pista. O Mercedes compensou o ganho de se ter mantido na frente com uma decisão da direção de corrida em obrigar o inglês a reduzir o andamento para devolver a vantagem ganha sem mais investigações.
Com Hamilton na frente e na iminência de Verstappen não conseguir chegar-se perto para atacar a posição, a Red Bull é a primeira a jogar nas boxes e os pneus macios dão lugar aos duros. A Mercedes responde de pronto e Hamilton troca os médios.
LAP 16/58
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
Both title rivals have made their first pit stops
Hamilton emerges with his five-second lead over Verstappen in tact
As it stands - and there's a *long* way to go - Hamilton will be crowned world champion #AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/Af5YGo94zV
A jogada da Red Bull deu frutos ao manter Sergio Pérez na frente da corrida com Hamilton e Verstappen, – agora com compostos iguais – a rodarem atrás. Num dos melhores momentos da corrida, o mexicano deu muita luta a Hamilton para ser ultrapassado e Verstappen colou-se.
LAP 21/58
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
Epic stuff at the front as race leader Sergio Perez battles hard to keep Lewis Hamilton frustrated
Hamilton eventually gets past to take P1, but his lead over Verstappen is cut to two seconds
"Checo is a legend" says Max over team radio #AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/Thc5IPQV09
Ultrapassado Pérez, a luta pelo título de Pilotos voltava, então, a fazer-se com a luta pela vitória na corrida – como se queria. O que não se queria ver era Kimi Raikkonen fechar a carreira na F1 com um abandono, mas, à 27.ª das 58 voltas, o Alfa Romeo deixou o finlandês parado na box naquele que foi o seu 335.º e último grande prémio.
A pouco mais de 20 voltas, é o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi que ‘decide’ deixar a sua marca deixando o italiano (também a despedir-se da equipa) apeado e a precisar de ser retirado de pista.
LAP 37/58
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
We're behind a Virtual Safety Car after Antonio Giovinazzi comes to a halt trackside
And it looks like Red Bull are about to pit...#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/STFgiKq5gd
Verstappen apostou para refrescar os pneus duros na box durante o Virtual Safety Car. A Mercedes decidiu manter Hamilton em pista com os seus duros já mais rodados e com 17 segundos de vantagem sobre o neerlandês.
Conseguindo manter o Red Bull à distância, Hamilton parecia ter o título no seu caminho, a não ser que houvesse uma surpresa como poderia ser a quebra repentina dos seu pneus.. Mas foi a aposta da Mercedes – e estava a resultar...
Até que a 5 voltas do fim a surpresa apareceu em forma de despiste de Nicolas Latifi a obrigar à entrada do Safety Car. E as decisões sucederam-se dentro e fora de pista – algumas das quais motivaram o protesto formal da Mercedes com recusa de aceitação pela FIA
LAP 58/58
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
Safety Car is in - one lap to decide the championship!#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/LSJdZulMTt
Seguiu-se a última aposta da Red Bull: Verstappen vai à box meter macios e fica atrás de pilotos já dobrados. Hamilton não responde para não ficar atrás do holandês. Com a corrida a seguir atrás do SC em direção à última volta, a hesitação entre deixar os pilotos desdobrarem-se e saírem da frente dos primeiros classificados, ou não, gerou mais um ‘caso’.
A decisão foi de tirar todos da frente dos dois primeiros e deixá-lo lutar pelo campeonato na última volta. Hamilton iria com os seus duros e Verstappen com os macios acabados de meter. Os dois colados.
Relançada a corrida, após as primeiras curvas, Verstappen faz o ataque que foi decisivo, passa Hamilton e, depois, defende-se do contra-ataque do inglês. E foi com a 10.ª vitória da época que o neerlandês da Red Bull se estreou na elite dos campeões do mundo de F1.
That extraordinary final lap of the 2021 title race in full 😮#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/kknTMDfpAF
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
Classificação do GP de Abu Dhabi:
TOP 10 FINISHERS: ABU DHABI 👀
— Formula 1 (@F1) December 12, 2021
A hugely dramatic final race of 2021 😮
And it finishes with @Max33Verstappen as world champion! 🏆#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/NZB0rqzkAQ
Classificação do Mundial de Pilotos:
1 MAX VERSTAPPEN (Red Bull), 395,5
2 Lewis Hamilton (Mercedes), 387,5
3 Valtteri Bottas (Mercedes), 226
4 Sergio Pérez (Red Bull), 190
5 Carlos Sainz (Ferrari), 164,5
6 Lando Norris (McLaren), 160
7 Charles Leclerc (Ferrari), 159
8 Daniel Ricciardo (McLaren), 115
9 Pierre Gasly (AlphaTauri), 110
10 Fernando Alonso (Alpine), 81
(...)
Classificação do Mundial de Construtores:
1 MERCEDES, 613,5 pontos
2 Red Bull, 585,5
3 Ferrari, 323,5
4 McLaren, 275
5 Alpine, 155
6 AlphaTauri, 142
7 Asdton Martin, 77
8 Williams, 23
9 Alfa Romeo, 13
10 Haas, 0
[atualizado com a recusa da FIA aos protestos da Mercedes]