Mercedes ganha a qualificação: Hamilton é o mais rápido, Bottas fica com a pole

Verstappen sobe a primeira linha fruto da penalização de Hamilton
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

A Mercedes venceu a qualificação para o GP da Turquia de Fórmula 1 em toda a linha conseguindo minimizar o mais possível a penalização que Lewis Hamilton vai cumprir nesta 16.ª prova do Mundial ao ter trocado o motor de combustão do W12.

Hamilton foi o piloto mais rápido no Istanbul Park no final da classificação com um novo record absoluto da pista turca estabelecido em 1m22.868s e bateu o seu companheiro de equipa, Vattei Bottas (que tinha sido o mais rápido na primeira saída da Q3) por 130 milésimos de segundo.

Como a Mercedes desejava, os seus pilotos foram ambos os mais rápidos – e os únicos a rodar no ‘segundo 22’ – e com Hamilton na frente da folha de tempos para amortecer o mais possível a penalização. Desta forma, o líder do Mundial descerá dez lugares, para o 11.º, na grelha de partida e o finlandês largará da pole position neste domingo.

Ao lado de Bottas na primeira linha da grelha ficará assim Max Verstappen (Red Bull) depois do terceiro melhor tempo na qualificação e a segunda linha será ocupada pelo Ferrari de Chatles Leclerc e pelo AlphaTauri de Pierre Gasly – todos subindo uma posição dentro do top 10 que sairá à frente de Hamilton, como Fernando Alonso (Alpine) ou Sergio Pérez (Red Bull).

Qualificação para o GP da Turquia:

Prevendo-se uma partida emocionante desde a ‘obrigação’ de Bottas em manter a vantagem sobre Verstappen para que Hamilton tente recuperar desde o 11.º lugar por entre um top 10 de respeito, a outra alteração da grelha em relação à qualificação está com Carlos Sainz.

A troca da Ferrari no sistema híbrido do carro do espanhol atira-o para o último lugar da grelha apesar do 15.º tempo (fazendo voltas cronometradas apenas na Q1) que o deixou na tabela atrás de Mick Scumacher – que levou o Haas pela primeira vez nesta época à Q2.

Grelha de partida para o GP da Turquia:

O GP da Turquia é a 16.º prova do Mundial de F1 e a corrida de 58 voltas realiza-se neste domingo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente