MotoGP: Márquez vence na Tailândia e pode ser campeão já no Japão

  • Redação Autoportal
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez venceu neste domingo o GP da Tailândia de MotoGP numa corrida de final intenso e espetacular batendo Andrea Dovizioso por poucos metros depois de uma batalha até à última curva.

Mas se a estreia de Buriram no MotoGP ficou marcada pela emoção em pista, as contas do Mundial também entraram numa nova dimensão. Márquez reforçou a liderança do campeonato para 77 pontos sobre o italiano da Ducati e o campeão do mundo pode renovar o título já no próximo GP do Japão.

O piloto da Honda pode sair campeão em casa da sua equipa – daqui a duas semanas, no Circuito de Motegi – se não perder mais de dois pontos para Dovizioso.

Márquez saiu na pole position, mas a primeira parte da Corrida no Circuito de Buriram teve outros protagonistas arredados da ribalta por boas razões nos últimos tempos: Valentino Rossi e a Yamaha – com o italiano a chegar ao comado da prova.

Com três líderes diferentes na primeira metade, a Corrida ficou um pouco em «banho maria» para o que estava reservado para a segunda metade. Dovizioso e Márquez passaram Rossi prometendo uma luta a dois para um final quente que aconteceu.

Maverick Vinãles conseguiu chegar-se ao topo mercê da luta entre os pilotos da Honda e da Ducati, mas acabou por não conseguir mais do que o terceiro lugar, com Rossi em quarto, e dando esperanças de um renascimento da Yamaha para o que falta da época.

Mas não sendo o suficiente para se intrometer na luta entre Márquez e Dovizioso que teve mais um episódio no final deste domingo. Márquez mostrou que, mesmo partindo com uma vantagem de 72 pontos para esta Corrida não desistia de ganhar e, após várias trocas de liderança, guardou a +ultima e decisiva manobra para a derradeira curva saindo na frente pra cortara meta.

Desta forma, o piloto espanhol da Honda colocou também a sua luta pela renovação do título noutro patamar – aquele que já foi referido com as contas feitas: «basta» perder dois pontos para Dovizioso e Márquez é campeão já no Japão.

Classificação do GP da Tailândia de MotogP:

Classificação do Mundial de MotoGP:

1. Marc Márquez (Honda), 271 pontos

2. Andrea Dovizioso, 194

3. Valentino Rossi, 172

(...)

O Filme da Corrida.

Comentários

Veja mais