F1: Verstappen descola no México enquanto Hamilton se defende de Pérez

Neerlandês lidera Mundial com 19 pontos de vantagem sobre o campeão em título
Texto
GP do México (Lusa)
GP do México (Lusa)

Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo o GP do México e reforçou a liderança do Mundial de Fórmula 1 para 19 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton (Mercedes), que foi o segundo classificado no Autódromo Hermanos Rodríguez.

E este cenário começou a desenhar-se à partida...

Com os dois Mercedes na primeira linha da grelha à frente dos Red Bull, a passividade de valtteri Bottas contrastou com a agressividade de Verstappen. E, à primeira curva, o neerlandês assumiu o comando da corrida. Ficou parte do destino traçado.

Da macieza, Bottas passou para o azar e foi tocado por Daniel Ricciardo (McLaren) fazendo um pião e caindo para o final do pelotão, com um outro acidente ainda na primeira volta a obrigar desde logo à entrada do Safety Car.

Aqueles dois haveriam de disputar, mais tarde, uma das poucas lutas dignas de nota numa corrida muito monótona. Quando a prova foi retomada, Verstappen seguiu para uma liderança que paulatinamente foi reforçando com o passar das voltas e com poucos outros motivos de interesse.

As estratégias, desta vez, nada contrariaram em relação aos andamentos que se iam registando em pista. A exceção foi a outra disputa que ficou para a última parte desta corrida. Pérez guardou a sua paragem para mais tarde e foi para a pista com os pneus duros com bastantes menos voltas do que Hamilton.

O objetivo da Red Bull era claro: que o seu piloto conseguisse tirar o segundo lugar de Hamilton. A estratégia resultou até ao ponto em que Pérez se colou ao inglês. Mas o campeão da Mercedes defendeu-se bem e não permitiu outras veleidades ao mexicano – que se contentou com o pódio em casa.

Não houve ultrapassagem de Pérez a Hamilton, mas isso foi também o que ficou. Verstappen foi para o reforço do Mundial enquanto o vice-comandante ficou com o não perder ainda mais pontos (perdendo eventualmente o segundo lugar) como principal preocupação.

À Mercedes restou também como consolação ter Bottas – se bem que fora dos pontos – a conseguir a volta mais rápida na última passagem pela meta e a impedir, assim, mais um ponto extra para Verstappen e para a Red Bull.

Classificação do GP do México:

Max Verstappen descolou mais de Hamilton e Pérez aproximou-se mais de Bottas.

Classificação do Mundial de Pilotos:

1 Max Verstappen (Red Bull), 312,5 pontos

2. Lewis Hamilton (Mercedes) 293,5

3. Valtteri Bottas (Mercedes), 185

4 Sergio Pérez (Red Bull), 165

5 Lando Norris (McLaren), 150

6 Charles Leclerc (Ferrari), 138

7 Carlos Sainz (Ferrari), 130, 5

8 Daniel Ricciardo (McLaren), 105

9 Pierre Gasly (AlphaTauri), 86

10 Fernando Alonso (Alpine), 60

(...)

Com 40 pontos no México contra os 18 da Mercedes, a Red Bull ficou a apenas 1 pontos no campeonato das marcas.

Classificação do Mundial de Construtores:

1 Mercedes, 478,5 pontos

2 Red Bull, 477,5

3 Ferrari, 268,5

4 McLaren, 255

5 Alpine, 106

6 AlphaTauri, 106

(...)

O Mundial de Fórmula 1 segue para Interlagos já na próxima semana com o GP de São Paulo, no Brasil, a 14 deste mês, com a 19.º prova da temporada a ser a terceira e última ronda do ano com a qualificação sprint.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias