F1: Verstappen faz o Grand Slam no GP da Áustria

Domínio do piloto holandês da Red Bull vai cavando distâncias
Texto
Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

Max Verstappen consumou o domínio que tem vindo a demonstrar no Mundial de Fórmula 1 e no Red Bull Ring em particular com um triunfo tão inquestionável como autoritário no GP da Áustria deste domingo.

Indo por partes, o piloto holandês da Red Bull ganhou na pista de Spielberg pelo segundo fim de semana consecutivo – depois de ter vencido na semana passada o GP da Estíria – e nesta nona prova do Mundial fê-lo com o primeiro Grand Slam da carreira saindo da pole position, ganhando liderando todas as voltas e fazendo a volta mais rápida.

O momento é de grande destaque para Verstappen – na terceira corrida seguida a vencer –, mas também para a Red Bull que, apesar de uma corrida atribulada para Sergio Pérez também aumentou a distância sobre a Mercedes no Mundial de Construtores para 44 pontos – o que equivale aos pontos máximos numa prova (com esta configuração) para o conjunto dos dois carros.

Na luta no Mundial de Pilotos, Verstappen aumentou a sua vantagem sobre Lewis Hamilton para 32 pontos, pois o piloto da Mercedes não conseguiu melhor neste domingo do que o quarto lugar. No segundo lugar do pódio ficou o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas e a terceira posição na Áustria foi para Lando Norris (McLaren).

Os pilotos que pontuaram no GP da Áustria de F1:

Mundial de Pilotos:

1. Max Verstappen (Red Bull), 182 pontos

2. Lewis Hamilton (Mercedes), 150

3. Sergio Pérez (Red Bull), 104

4. Lando Norris (McLaren), 101

5. Valtteri Bottas (Mercedes), 92

(...)

Mundial de Construtores:

1. Red Bull, 286 pontos

2. Mercedes, 242

3. McLaren, 141

4. Ferrari, 122

(...)

O Mundial de F1 prossegue no fim de semana de 16 a 18 de julho com o GP da Grã-Bretanha em Silverstone e a décima prova da temporada vai estrear o novo formato com uma corrida sprint de qualificação. Esta não só definirá a grelha de partida para a corrida como atribuirá 3, 2 e 1 potos ao primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Na quinta-feira anterior vamos dar-lhe conta mais em pormenor do formato especial deste fim de semana, bem como do novo monolugar da F1 para 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano