FIA aponta erros no GP de Abu Dhabi mas confirma título mundial da F1 para Verstappen

  • Redação Autoportal
  • 19 mar, 17:44
Max Verstappen campeão em 2021 (Lusa)
Max Verstappen campeão em 2021 (Lusa)

Relatório explica más decisões na gestão do Safety Car na última corrida de 2021

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) revelou neste sábado a decisão de manter os resultados do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021 e a consequente vitória de Max Verstappen (Red Bull) no campeonato, não obstante apontar erros ao então diretor de corrida, Michael Masi.

Verstappen chegou à vitória na última corrida de 2021 e ao seu primeiro t+itulo mundial tendo ultrapassado Lewis Hamilton (Mercedes) na última volta depois de Masi ter antecipado a entrada no Safety Car para que a prova não terminasse com bandeiras amarelas.

PUB

O relatório divulgado pela FIA refere que o diretor de corrida australiano mandou o Safety Car regressar à via das boxes “sem ter completado uma volta adicional como é requerido pelos Regulamentos Desportivos”.

Foi também considerado que os agentes da F1 (FIA, Formula 1, Equipas e Pilotos), em “conversas anteriores”, manifestaram “preferência por terminar as corridas sob bandeira verde em vez de atrás do Safety Car”.

Assim, as conclusões do relatório apontam que “o diretor de corrida estava a agir de boa-fé e de acordo com o seu melhor conhecimento dadas as difíceis circunstâncias” destacando em particular “os significativos constrangimentos de tempo para tomar decisões e a imensa pressão imposta pelas equipas”.

PUB

Desta forma, a FIA declarou os resultados do GP de Abu Dhabi e do Mundial de 2021 como “válidos, finais e sem possibilidade de alteração”.

Masi foi afastado do cargo no mês passado e o português Eduardo Freitas foi um dos escolhidos para ser o novo diretor de corrida em divisão de funções com o alemão

PUB

No comunicado deste sábado ficou também confirmado que o calendário de 2022 contará com 23 corridas apesar da exclusão do GP da Rússia estando ainda por definir a prova que decorrerá entre os grandes prémios de Itália (11 de setembro) e Singapura (2 de outubro).

Continuar a ler

RELACIONADOS

O português Eduardo Freitas vai ser diretor de corrida no Mundial de Fórmula 1

Verstappen campeão: Mercedes desiste de recurso após intervenção da FIA

MAX VERSTAPPEN É O NOVO CAMPEÃO DO MUNDO DE F1

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS