GP da Bélgica: Verstappen lidera e a Ferrari compete com a Williams

Daniel Ricciardo colocou o Renault em segundo atrás do Red Bull do holandês
Texto
Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro dia de Treinos Livres para o GP da Bélgica de Fórmula 1 com o melhor tempo da segunda sessão desta sexta-feira no Circuito de Spa-Francorchamps. Logo atrás do Red Bull do holandês ficou o Renault de Daniel Ricciardo sendo, não apenas uma, mas duas as surpresas na frente dos Mercedes.

Verstappen estabeleceu como melhor volta do dia em Spa o tempo 1m43.744s tirando 7 décimos e meio de segundo ao melhor tempo dos TL1, que tinha sido obtido pelo aniversariante Valtteri Bottas. Em relação a Ricciardo, o holandês da Red Bull liderou os TL2 com 48 milésimos de segundo de vantagem.

A ‘festa de anos em pista’ de Bottas ficou pela manhã, com Lewis Hamilton a ser o melhor Mercedes do dia ficando a 96 milésimos de Verstappen. O finlandês de 31 anos não foi nos TL2 além do sexto tempo vendo o red Bull de Alex Albon e o Racing point de Sergio Pérez à sua frente.

Em relação à sessão da manhã, o top 10 dos TL2 inclui mais uma equipa, com o AlphaTauri de Pierre Gasly. Mas, pelo contrário, mantendo o que se tinha visto nos TL1, os Ferrari confirmaram que, neste momento, estão com um andamento que os deixa a competir com os Williams.

Novamente, o carro mais rápido dos TL com um motor Ferrari foi um Alfa Romeo e, desta vez, foram dois, com Antonio Giovinazzi (a ter o carro recuperado dos problemas da manhã e) a ser mais rápido do que Kimi Raikkonen. Os dois Haas já rodaram após as trocas das unidades de potência nos carros de Kevin Magnussen e Romain Grosjean, mas ainda o fizeram com pouca rodagem.

Nesta ‘luta de final de pelotão’ em que, nesta altura, estão todos os carros com motor Ferrari, Charles Leclerc ficou a quase 1.7 segundos de Verstappen, enquanto Sebastian Vettel ficou com o segundo carro da Scuderia nos TL2 a quase 2 segundos do Red Bull do holandês.

A sessão desta tarde ficou ainda marcada pela paragem forçada de Ricciardo depois de o seu Renault ter acusado problemas a 20 minutos do final motivando um Virtual Safety Car e, também, pelo desprendimento de um painel publicitário que obrigou à interrupção do treino durante algum tempo.

Tempos dos TL2 para o GP da Bélgica:

O programa do GP da Bélgica prossegue neste sábado com os TL3 e a Qualificação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente