Max partiu dos recordes de mais novo de sempre para chegar ao título de campeão

Temporada de 2021 trouxe-lhe mais duas marcas históricas
Texto
Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

A 15 de março de 2015, Max Verstappen tornou-se o mais jovem piloto de sempre a participar num grande prémio de Fórmula 1. À sétima época na categoria rainha do automobilismo, o piloto neerlandês chegou ao título mundial.

Aos 24 anos, o filho do antigo piloto Jos Verstappen fez culminar neste domingo com o título de campeão mundial as esperanças nele depositadas e anunciadas com os recordes encetados com 17 anos na F1.

Com 17 anos e 166 dias, Max Verstappen tornou-se o piloto mais novo de sempre a fazer uma corrida na F1 no GP da Austrália do referido dia 15 de março de 2015. Poucos dias depois, no GP da Malásia desse ano, bateu o recorde de mais novo a pontuar, cum sétimo lugar.

No GP de Espanha de 2016 bateu mais três recordes: com 18 anos e 228 dias tornou-se o mais novo de sempre a ganhar uma corrida na F1 arrastando com essa marca os recordes de mais novo a liderar uma prova e a terminar no pódio. E, ainda nesse ano, no GP do Brasil, com19 anos e 44 dias, veio a marca do mais novo a fazer uma volta mais rápida.

A idade foi subindo e marcas de precocidade no desporto obviamente afastando-se do horizonte, mas o título mais desejado chegou agora aos 24 anos: o de campeão do mundo.

E não o fez sem voltar a bater mais dois recordes: o de mais novo de sempre a obter um grand slam (pole postion, volta mais rápida e vitória na corrida liderando desse a partida ao cortar da meta), com 23 anos e 277 dias, no GP da Áustria deste ano; o maior número de pódios numa temporada: 18, com o deste domingo em Abu Dhabi.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal