Verstappen ganha em Imola e Hamilton lidera Mundial por 1 ponto

Segunda prova do Mundial ficou marcada por grande acidente que suspendeu a corrida
Texto
Max Verstappen e Lewis Hamilton (Lusa)
Max Verstappen e Lewis Hamilton (Lusa)

Max Verstappen venceu neste domingo o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 deixando Lewis Hamilton no segundo lugar. O campeão do mundo da Mercedes mantém-se, porém, na liderança do campeonato, fechando a segunda prova da época com 1 ponto de vantagem sobre o holandês da Red Bull.

Lando Norris levou a Mclaren ao terceiro lugar do pódio em Imola sobrevivendo bem a uma corrida muito acidentada no Circuito Enzo e Dino Ferrari.

Um acidente envolvendo o Williams de George Russell e o Mercedes de Valtteri Bottas à volta 33 das 63 previstas para este corrida levou a que a prova fosse suspensa durante cerca de meia hora para limpeza dos muitos destroços que ficaram na pista.

Esta interrupção acabou por ser a estrelinha de campeão que Hamilton teve para minimizar os estragos de um erro que costuma ter poucas vezes.

O inglês saiu da pole position, mas o grande arranque de Verstappen levou o holandês logo para a frente a corrida, não sem antes Red Bull e Mercedes se tivessem tocado. Ganha a liderança ‘no braço’.

Depois do arranque em pneus intermédios, Verstappen foi preparando o caminho para a vitória à medida que as trajetórias ideais da pista iam secando.

Mas muito do traçado foi continuando molhado apresentado vários perigos para quem saísse da trajetória. Vários incidentes aconteceram entre despistes e batidas e também Hamilton teve uma saída de pista que danificou a sua asa dianteira.

Ainda o inglês estava a caminho fa box para retificar uma corrida estragada quando o forte acidente entre Russell e Bottas levou todos para a paragem nas boxes. No recomeço, já com o Mercedes arranjado, Hamilton conseguiu recuperar até ao segundo lugar.

Verstappen manteve-se sempre na frente e sempre a salvo de imprevistos que pudessem interferir com a sua primeira vitória do ano, que aconteceu de forma categoria apos uma partida soberba de força.

E foi Hamilton quem mais arriscou no final, não só para chegar até ao segundo lugar, ma também para conseguir a volta mais rápida, cujo ponto lhe garante o primeiro lugar à frente do holandês no Mundial.

Classificação do GP da Emlia Romagna:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1 Lewis Hamilton, 44 pontos

2 Max Verstappen (Red Bull), 43

3 Lando Norris (McLaren), 27

4 Charles Leclerc (Ferrari), 20

5 Valtteri Bottas (Mercedes), 16

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1 Mercedes, 60 pontos

2 Red Bull, 53

3 McLaren, 41

4 Ferrari, 34

(...)

O Mundial de F1 prossegue no fim de semana de 2 de maio com o GP de Portugal no Autódromo Internacional do Algarve.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal