Verstappen ganha no Mónaco e é o novo líder do Mundial de F1

  • Redação Autoportal
  • 23 mai, 15:48
Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

Hamilton não conseguiu mais do que ficar no sétimo lugar com a volta mais rápida

Max Verstappen venceu neste domingo o GP do Mónaco de Fórmula 1 e o piloto holandês da Red Bull é o novo líder do Mundial após a realização da quinta prova do ano.

Carlos Sainz deu o segundo lugar à Ferrari e o McLaren de Lando Norris fechou o pódio.

PUB

Lewis Hamiton perdeu o comando do Mundial ao não ter conseguido melhor do que o sétimo lugar juntando-lhe o ponto da volta mais rápida para diminuir a perda para Verstappen.

O holandês liderou a prova do princípio ao fim, mas as coisas nem eram para ter começao assim – pelo menos, logo à partida.

Charles Leclerc tinha a pole position depois da acidentada qualificação e, ainda na manhã deste domingo, a Ferrari garantia que o carro do monegasco estava em bom estado sem ter necessidade sequer de trocar a caixa de velocidades em consequência do embate da véspera.

O que aconteceu de facto à hora da corrida foi que o SF91 não se mostrou em condições para partir e Leclerc ficou apeado na hora de ir para a grelha e o lugar da pole position ficou vago no arranque.

PUB

Verstappen largou para a corrida do segundo lugar que foi como o primeiro e foi dessa poisção que segurou o ataque de Valtteri Bottas para assumir um comando que nunca mais largou ate à estreia da sua vitória no tão tradicional GP do Mónaco.

Com Hamilton ‘preso’ no sétimo lugar que também tinha à partida (sexto, na prática) do qual não conseguiu sair no final – também devido à grande corrida de Sebastian Vettel (Aston Martin), que foi quinto, e de Sergio Perez (Red Bull) – o piloto finlandês era a esperança mais forte da Mercedes para esta corrida. Mas não foi.

PUB

Bottas voltou a ser travado pelo azar e a ida à box para trocar pneus acabou por ser uma paragem definitiva para o finlandês devido a um problema com uma roda que ficou presa e não saiu de todo.

Verstappen ficou com o caminho aberto para se estrear a vencer no Mónaco e, com Sainz sempre mantido a uma distância segura, não desaproveitou para ganhar e se estrear também no comando de um campeonato.

Classificação do GP do Mónaco de F1:

Com a sua segunda vitória da temporada e Hamilton em sétimo, Verstappen subiu à liderança do Mundial de Pilotos e foi também fundamental para que a Red Bull tenha tirado à Mercedes o comando do campeonato de Construtores.

PUB

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Max Verstappen (Red Bull), 105 pontos

2. Lewis Hamilton (Mercedes), 101

3. Lando Norris (McLaren), 56

4. Valtteri Bottas (Merceds), 47

5. Sergio Pérez (Red Bull), 44

6. Charles Leclerc (Ferrari), 40

7. Carlos Sainz (Ferrari), 38

8. Daniel Ricciardo (McLaren), 24

9. Pierre Gasly (AlphaTauri), 16

10. Esteban Ocon (Alpine), 12

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

O Mundial de F1 mantém-se em circuitos citadinos e segue para Baku com o GP do Azerbaijão agendado para 6 de junho.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Lewis Hamilton recorda Niki Lauda em post muito emotivo no Mónaco

GP do Mónaco de F1: Leclerc crava a pole e acaba batido nos rails

COMPUTADOR DE BORDO

Governo irá reduzir 50% do valor das portagens nas ex-SCUT em 1 de julho

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

VEJA MAIS

MAIS LIDAS