Verstappen tem a pole para o GP da Grã-Bretanha e ganha 1 ponto a Hamilton

Piloto da Red Bull teve um arranque imparável rumo à vitória na qualificação sprint
Texto
Max Verstappen
Max Verstappen

Max Verstappen ganhou a qualificação sprint que neste sábado decidiu a grelha de partida para o GP da Grã-Bretanha batendo Lewis Hamilton. Mas o holandês não garantiu apenas a pole position para este domingo, pois esta corrida curta dá pontos e o piloto da Red Bull reforçou a liderança do Mundial de Fórmula 1 ganhando mais 1 ponto ao inglês da Mercedes.

Hamilton veio para esta corrida de 17 voltas num máximo de 100 km com a ‘pole’ e Verstappen ao seu lado na primeira linha 8ambos com pneus médios) e a Mercedes decidiu colocar Valtteri Bottas com pneus macios no terceiro lugar da grelha. A estratégia era ultrapassar o Red Bull e permitir que Hamilton pudesse ganhar fôlego no primeiro lugar.

Nada disto resultou para a Mercedes. A Red Bull respondeu com um tremendo arranque de Verstappen que deixou Hamilton para trás ainda da primeira curva do circuito de Silverstone e, ele sim, seguiu imparável para esta curta corrida que lhe dá a quinta pole positon da época 8ª quarta consecutiva).

A vitória na estreia desta qualificação spint na F1 deu ao holandês 3 pontos, enquanto Hamilton e Bottas ficaram com 2 e 1, respetivamente – significado que Red Bull e Mercedes se mantiveram à mesma distância no campeonato. Charles Leclerc (Ferrari) foi o melhor dos outros numa nova corrida em que Sergio Pérez (Red Bull) se estrou mal com um despiste a atirá-lo para o final da grelha.

Classificação da qualificação sprint:

O GP a Grã-Bretanha é a décima prova da temporada fechando o programa neste domingo com a corrida de 52 voltas na pista e Silverstone.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente