GP da Áustria: Oliveira fecha o dia em 15.º com Viñales suspenso pela Yamaha

Chuva condicionou os tempos na sessão da tarde
Texto
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)

Miguel Oliveira fechou o primeiro dia de treinos para o GP da Áustria de MotoGP com o 15.º melhor tempo, que acabou por ser feito na sessão da manhã desta sexta-feira, pois uma forte chuvada que caiu em Spielberg deixou a sessão da tarde com um andamento mais lento.

O piloto português fez a sua melhor volta ao Red Bull Ring em 1m24.347s no treino da manhã ficando a 1.520s de Johann Zarco, que foi o mais rápido do dia.

Nos chuvosos TL2 da tarde, o piloto português da KTM rodou em 1m33.951 antes de terminar precocemente a sessão (quando a pista já estava a secar em algumas partes) devido a problemas com a moto.

Iker Lecuona (Tech3 KTM) e Jack Miller ainda rodaram com pneus slick e o espanhol acabou por ser o mais rápido dos TL2, com o tempo de 1m27.520s.

Tempos combinados desta sexta-feira:

Fora de pista, o grande caso do fim de semana do GP da Áustria está com a suspensão de Maverick Viñales pela Yamaha. O espanhol está presente em Spielberg, mas não vai correr neste fim de semana e as dúvidas quanto à antecipação da sua despedida da equipa (no final da época) colocaram-se.

“A Yamaha lamenta anunciar que a participação de Maverick Viñales no GP da Áustria deste fim de semana foi retirada pela equipa. A ausência vem na sequência da suspensão do piloto pela Yamaha devido à operação irregular da moto por explicar pelo piloto durante o GP da Estíria do passado fim de semana.”

No GP da Estíria, Vinãles acabou por ficar parado na grelha quando os pilotos saíram para a volta de aquecimento da segunda partida dessa corrida e teve depois de largar da via das boxes.

A equipa acrescenta no comunicado emitido que a decisão seguiu-se a uma “análise da telemetria e dos dados nos últimos dias” tendo havido a “conclusão de que o comportamento do piloto podia ter causado danos significativos no motor da sua YZR-M1” e que também podia ter provocado “riscos sérios” quer para si quer para os outros.

A Yamaha explicita que Viñales “não será substituído no GP da Áustria” e que “as decisões em relação às próximas corridas serão tomadas depois de uma análise mais detalhada da situação e posteriores conversas” entre equipa e piloto.

O programa do GP da Áustria de MotoGP, 11.ª prova do Mundial, prossegue neste sábado, dia de qualificação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado