GP da Grã-Bretanha: Oliveira é o único piloto da KTM na Q2 provisória

Piloto português terminou o dia com o oitavo tempo combinado
Texto
Miguel Oliveira
Miguel Oliveira

Miguel Oliveira está com o oitavo tempo combinado das duas sessões do primeiro dia de Treinos Livres para o GP da Grã-Bretanha de MotoGP significando isso que o piloto português da Tech3 KTM está provisoriamente classificado para a Q2 da Qualificação para a 12.ª Corrida da época.

O jovem piloto luso é o único a colocar uma moto KTM provisoriamente na Q2 tendo melhorado nos TL2 quase meio segundo em relação à sessão desta manhã. Na tarde desta sexta-feira, Miguel Oliveira fez como melhor tempo no Circuito de Silvertsone 2m00.360s.

Fabio Quartararo (SRT Yamaha), Valentino Rossi (Yamaha) e Takaaki Nakagami (LCR Honda) tinham visto as suas voltas mais rápidas anuladas por excederem os limites da pista, fechando a sessão com Marc Márquez (Honda) na frente, mas a revisão das imagens pelos comissários permitiu aos três pilotos a recuperação dos tempos.

O francês voltou mesmo a ser o mais rápido em Silverstone e, desta vez, fechou o dia estabelecendo o recorde absoluto da pista inglesa. Quartararo rodou em 1m59.225s e deixou Márquez a 0.251s. Rossi ‘subiu’ ao quarto lugar depois da revisão.

Num dia em que Yamaha e Honda dominaram as operações, com seis motos nos sete primeirs lugares, a primeira Ducati surge apenas no sexto lugar, com Andrea Dovizioso, enquanto Miguel Oliveira, como se disse, tem a única KTM na Q2 provisória.

O piloto português ficou, no final das contas, a 1.135s de Quartararo. Os dois pilotos da equipa oficial da KTM, Pol Espargaró e Johann Zarco, ficaram com os respetivos 13.º e 14.º tempos combinados. Hafizh Syahrin, colega de Oliveira na Tech3, ficou com o penúltimo tempo combinado, à frente de Jorge Lorenzo (Honda).

Tempos combinados de sexta-feira que dão a Q2 após os TL2:

1. Fabio Quartararo (SRT Yamaha), 1m59.225s

2 Marc Márquez (Honda), +0.251s

3. Maverick Viñales (Yamaha), +540s

4. Valentino Rossi (Yamaha), +0.712s

5. Cal Crutchlow (LCR Honda), +768s

6. Andrea Dovizioso (Ducati), +0.885s

7. Franco Morbidelli (SRT Yamaha), +0.958s

8. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), +1.135s<7b>

9. Jack Miller (Pramac Ducati), +1.167s

10. Danilo Petrucci (Ducati), +1.203s

O programa do GP da Grã-Bretanha de MotoGP prossegue neste sábado com mais duas sessões de treinos e as rondas da Qualificação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023