GP das Américas: Oliveira recupera à grande, Marc Márquez ganha, Quartararo lucra

Piloto português saiu de 18.º e fez uma grande recuperação
Texto
Miguel Oliveira (Lusa)
Miguel Oliveira (Lusa)

Miguel Oliveira foi o 11.º classificado no GP das Américas de MotoGP deste domingo depois e fazer uma grande recuperação ao partir do 18.º lugar da grelha de partida para a 15.ª prova do Mundial.

Na luta pelo título de campeão, Fabio Quartararo (Yamaha) ganhou pontos preciosos a Francesco Bagnaia (Ducati) num duelo que se verificou atrás de Marc Márquez (Honda), que voltou às vitórias no Circuito das Américas (COTA).

Feitas as contas, o francês líder do Mundial já poderá assegurar o título de campeão na próxima prova.

E este resumo é um retrato bastante fiel do que se passou em Austin (menos 6 horas do que em Portugal Continental) que respeita aos interesses maiores da prova.

Bagnaia, Quartararo e Márquez parturam por esta ordem da grelha de partida, mas logo na primeira volta Márquez tratou de inverter as coisas a seu favor assumindo a liderança. Quartararo seguia atrás, Bagnaia foi quem perdeu mais no arranque perdendo vários lugares.

Na sua corrida a partir de trás, Oliveira tratou também logo desde início de começar a recuperar na classificação aproveitando o aumento de rendimento que a sua kTM apresentou neste fim de semana..

Na frente, Márquez foi ao longo das voltas assegurando que voltaria a ser o xerife maior do COTA impondo o ritmo que lhe asseguraria a oitava vitória em sete presenças na pista norte-americana.

Quartararo, rodando com Bagnaia atrás de si, teria obrigatoriamente, primeiro do que tudo, de assegurar também pelo seu lado que iria ganhar pontos ao italiano na luta pelo título. E, não obstante a vitória de Márquez, conseguiu-o.

O piloto da Ducati ainda conseguiu recuperar até ao pódio, mas não evitou ficar atrás do líder do Mundial e perder pontos que deixam o francês com um conforto inédito até agora.

Longe do pódio Miguel Oliveira tratou também de afastar-se da cauda do pelotão ao longo das 20 voltas e recuperou sete posições para um 11.º lugar final que o mantém no top 10 da classificação do Mundial.

Classificação do GP das Américas:

No Mundial de Pilotos, Quartararo reforçou a vantagem sobre Bagnaia para 52 pontos e, quando faltam três provas para o final do campeonato, pode ser campeão na próxima ronda mesmo perdendo 2 pontos para Bagnaia.

Classificação do Mundial de Pilotos:

Miguel Oliveira é o 10.º classificado do Mundial, com 92 pontos.

O Mundial de MotoGP prossegue no fim de semana de 24 este mês com o GP da Emilia-Romagna, em Misano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal