GP da Alemanha: Márquez ganha a décima, Oliveira fica sem pontos

Campeão do mundo e líder do Mundial reforça o comando antes da paragem de verão
Texto
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez deu neste domingo mais um recital de supremacia no Mundial de MotoGP ao vencer o GP da Alemanha e a reforçar o comando do campeonato antes da paragem de verão.

O piloto espanhol da Honda obteve a quinta vitória da época correspondendo da melhor forma ao cognome de ‘King of the Ring’ vencendo pela décima vez consecutiva em Sachsenring (em todas as categorias).

Desde 2010 que Márquez só sabe o que é ganhar na pista alemã (um triunfo em 125 cc, duas emMoto2 e, agora, sete em MotoGP). Como se disse, neste domingo não foi diferente.

Márquez saiu da pole position e, só um arranque titubeante interferiu com o seu domínio. Mas, poucos metros depois, o campeão do mundo e líder do Mundial recuperou a liderança a Fabio Quartarro (SRT Yamaha) para embalar para a frente.

O embalo ainda aumentou mais com a queda do francês (logo à segunda volta) e com Álex Rins (Suzuki) sem argumento para deixar o piloto da Honda fugir.

Miguel Oliveira partiu bem passando do 20.º lugar para o 17.º e chegando ao 16.º, mas foi também vítima das quedas iniciais, onde também se incluiu Johann Zarco. O piloto português, porém, conseguiu voltar à Corrida regressando ao 20.º lugar.

Márquez, na frente, foi cimentando a tranquilidade. Rins não ameaçava e Maverick Viñales (Yamaha) e Cal Crutchlow (LCR Honda) iam prometendo uma luta pelo terceiro lugar que nunca chegou a acontecer.

Com a queda de Rins já na segunda metade da prova, o campeão do mundo ainda ficou mais tranquilo para carimbar a décima vitória em Sachsenring. A emoção maior em pista foi ficando com a luta pela quarta posição.

Viñales ficou sempre na frente de Crutchlow nas posições que completaram o pódio. Na luta pelo quarto posto, Danilo Petrucci foi o mais forte entre três pilotos com motos Ducati batendo Andrea Dovizioso e Jack Miller (da satélite Pramac).

Beneficiando das quedas de Rins e também de Aleix Espargaró (Aprilia), Miguel Oliveira acabou por subir ao 18.º lugar, mas acabou por travar a boa série iniciada nas duas últimas corridas e, desta vez, ficou sem pontos.

O Filme da Corrida

Classificação do GP da Alemanha:

Com esta vitória, Márquez reforçou o comando do Mundial tendo agora 58 pontos (mais de duas vitórias contra zero pontos) sobre Dovizioso. Miguel Oliveira é 18.º com 15 pontos.

Classificação do Mundial de Pilotos:

O Mundial de MotoGP descansa agora cerca de um mês na paragem de verão regressando em Brno para o GP da Rep. Checa no fim de semana de 4 de agosto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos