MotoGP: Dovizioso mete a quarta na Áustria e Oliveira abandona

Piloto italiano conquistou a quarta vitória consecutiva no GP da Áustria
Texto
Andrea Dovizioso (Lusa)
Andrea Dovizioso (Lusa)

Andrea Dovizioso (Ducati) alcançou este domingo a sua primeira vitória da temporada, ao vencer pela quarta vez consecutiva o GP da Áustria, numa corrida marcada por um violento acidente e pelo abandono ‘forçado’ de Miguel Oliveira (Tech3 KTM).

Na largada, Jack Miller (Parmac Racing), Pol Espargaró (KTM) e Andrea Dovizioso surpreenderam Maverick Viñales (Yamaha) que saiu muito mal da 'pole', e perdeu muitos lugares.

Já Miguel Oliveira, que partiu da 11.ª posição, revelou um bom andamento nas primeiras voltas e não tardou muito a saltar para a quinta posição da corrida.

O bom andamento de Pol Espargaró, levou o piloto espanhol da KTM ao comando da corrida à passagem da oitava volta das 28 do GP da Áustria.

Contudo na volta seguinte a corrida foi interrompida na sequência de um violento acidente entre Johann Zarco (Avintia Racing) e Franco Morbidelli (SRT Yamaha), que por pouco não apanhou outros pilotos, entre os quais Valentino Rossi, que viu a moto de Morbidelli passar muito perto da sua.

Apesar da violência do acidente, Zarco e Morbidelli acabaram por ficar bem, com muitos destroços das duas motos espalhados pela pista.

O reinício da corrida, para as 20 voltas finais, foi então feito pela ordem da classificação na oitava volta, com Pol Espargaró na ‘pole’ e Miguel Oliveira na quinta posição.

O espanhol da KTM não largou bem e viu Jack Miller assumir o comando da corrida, levando na sua roda Andrea Dovizioso. Atrás de Espargaró na terceira posição surgiam as duas Suzuki, com Alex Rins e Joan Mir, que estavam na frente de Miguel Oliveira que ocupava a sexta posição.

Na frente Miller tentava aumentar a diferença para Dovizioso e Alex Rins, ultrapassava Espargaró na luta pelo terceiro lugar.

O espanhol cometeu alguns erros e não tardou muito que Joan Mir ultrapassasse o piloto da KTM, que tinha na sua roda Miguel Oliveira.

Mas o livro das ‘asneiras’ de Pol Espargaró ainda não tinha chegado ao final e o espanhol alargou a trajetória na curva 4, permitindo que Miguel Oliveira mergulhasse para o ultrapassar. No entanto quando o espanhol retomou a trajétoria colidiu com o português, com os dois pilotos a terminarem no chão para desespero de Miguel Oliveira que estava com melhor ritmo de corrida.

Na frente, Miller começava a sentir o desgaste do pneu dianteiro e permitiu a aproximação de Dovizioso e Alex Rins, com o piloto da Suzuki a tentar surpreender o italiano da Ducati na curva seis, mas a frente da sua GSX-RR escorregou e a esperança de Rins em chegar ao pódio ficou por terra.

Quem aproveitou foi Dovizioso que assumiu o comando da corrida para não mais o largar, acabando por vencer a primeira corrida da temporada, com 1.377s sobre Joan Mir que na última curva ultrapassou Jack Miller que foi terceiro a 1.549s do vencedor.

Nota ainda para Brad Binder que depois de alcançar a vitória no GP da Rep. Checa, terminou a corrida de casa da KTM na quarta posição, aproveitando a ‘asneira’ de Pol Espargaró que ficou fora da corrida e levou com ele Miguel Oliveira.

Classificação do GP da Áustria MotoGP

 

Filme da corrida

 

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Fabio Quartararo (SRT Yamaha), 67 pontos

2. Andrea Dovizioso, 56

3. Maverick Viñales (Yamaha), 48

4. Brad Binder (KTM), 41

5. Valentino Rossi (Yamaha), 38

6. Takaaku Nakagami (LCR Honda), 37

7. Jack Miller (Pramac Racing), 36

8. Franco Morbidelli (SRT Yamaha), 31

9. Joan Mir (Suzuki), 31

10. Johann Zarco (Avintia Racing), 28

14. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), 18

Classificação do Mundial de Construtores

1. Yamaha, 81 pontos

2. Ducati, 67

3. KTM, 57

4. Suzuki, 44

5. Honda, 37

6. Aprilia, 16

O MotoGP segue em pista já no próximo dia 23 de agosto, com o GP da Estíria que terá lugar no circuito de  Red Bull Ring, en Spielberg.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano