PUB

GP da Catalunha: Quartararo mete a terceira e Oliveira abandona

  • Redação Autoportal
Fabio Quartararo (Lusa)
Fabio Quartararo (Lusa)
Piloto da SRT Yamaha é o novo líder do Mundial

Fabio Quartararo (SRT Yamaha) alcançou este domingo a sua terceira vitória da temporada, ao vencer o GP da Catalunha, numa corrida marcada por várias quedas e pelo domínio dos pilotos da Yamaha.

Na largada, Franco Morbidelli que saiu da pole position, conseguiu segurar a liderança da corrida, com Jack Miller (Pramac Racing) a surgir na segunda posição, mas rapidamente ultrapassado por Valentino Rossi (Yamaha) e Fabio Quartararo (SRT Yamaha).

No meio do pelotão, Andrea Dovizioso (Ducati) ficava pelo caminho logo na curva dois, bem como Zarco na sequência de um toque entre os dois pilotos.

Na frente da corrida, Morbidelli tentava ganhar alguma vantagem para Rossi e Quartararo conseguindo mesmo meio segundo sobre os seus adversários.

O trio da Yamaha estava mais forte que a concorrência e Quartararo era o mais rápido em pista conseguindo mesmo ultrapassar Rossi no início da sexta volta, no final da reta da meta.

O francês estava determinado em não deixar fugir o seu companheiro de equipa e três voltas mais tarde acabou por assumir a liderança da corrida, numa ultrapassagem no mesmo local em que se despachou de Rossi.

Morbidelli manteve-se perto de Quartararo até ao momento em que cometeu um erro na curva 1, ao alargar a trajetória, o que permitiu a Valentino Rossi assumir o segundo lugar.

Rossi procurava chegar ao seu pódio 200 no MotoGP, um objetivo que acabou por fugir quando o italiano da Yamaha caiu na curva 2 a nove voltas do final da corrida.

Com a saída de cena de Rossi, Joan Mir (Suzuki) ultrapassou Jack Miller e subiu ao terceiro lugar. O Piloto espanhol da Suzuki estava bastante rápido e não demorou a chegar à roda de Franco Morbidelli que revelava já problemas com o desgaste dos pneus da sua Yamaha.

A duas voltas do final da corrida, Mir desferiu um forte ataque a Morbidelli, acabando por ultrapassar o piloto da SRT Yamaha, que acabaria por perder o terceiro lugar para Alex Rins (Suzuki).

Os dois pilotos da Suzuki eram os mais rápidos em pista nas voltas finais, conseguindo mesmo encurtar a distância para Quartararo, que acabou por conquistar a terceira vitória da temporada.

Mir foi segundo na frente do seu companheiro de equipa, Alex Rins, enquanto Morbidelli e Jack Miller fecharam o top cinco desta oitava ronda do campeonato de MotoGP.

A terceira vitória de Quartararo em 2020 coloca o piloto francês na liderança do Mundial, aproveitando a queda de Dovizioso e o nono lugar de Maverick Viñales (Yamaha) que realizou uma corrida para esquecer em Barcelona.

Já Miguel Oliveira (Tech3 KTM), que largou do 12.º lugar da grelha, manteve-se na luta pelo top 10 até 6 voltas do final, altura em que sofreu uma queda, quando tentava ultrapassar Takaaki Nakagami (LCR Honda), na luta pelo oitavo lugar.

Uma desilusão para o piloto português que estava a realizar uma corrida positiva de forma a somar mais pontos para o campeonato.

Filme da corrida

Classificação do GP da Catalunha de MotoGP

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Fabio Quartararo (SRT Yamaha), 108 pontos

2. Joan Mir (Suzuki), 100

3. Maverick Viñales (Yamaha), 90

4. Andrea Dovizioso (Ducati), 84

5. Franco Morbidelli (SRT Yamaha), 77

6. Jack Miller (Pramac Racing), 75

7. Takaaki Nakagami (LCR Honda), 72

8. Alex Rins (Suzuki), 60

9. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), 59

10. Brad Binder (KTM), 58

Classificação do Mundial de Construtores

1. Yamaha, 163 pontos

2. Ducati, 126

3. Suzuki, 113

4. KTM, 109

5. Honda, 72

6. Aprilia, 30

O MotoGP segue dentro de duas semanas, com o GP de França que terá lugar no Circuito de Le Mans.

  • TEMAS:
  • MotoGP

  • GP da Catalunha

  • Miguel Oliveira

Veja mais