GP da Europa: Joan Mir conquista a primeira vitória e Oliveira é quinto | AUTOPORTAL
PUB

GP da Europa: Joan Mir conquista a primeira vitória e Oliveira é quinto

  • Redação Autoportal
Joan Mir (Lusa)
Joan Mir (Lusa)
Piloto espanhol da Suzuki está mais perto do título de campeão.

Joan Mir (Suzuki) alcançou este domingo a sua primeira vitória da temporada ao vencer o GP da Europa, numa corrida onde Miguel Oliveira (Tech3 KTM) terminou na quinta posição.

O piloto da Suzuki que chegou à antepenúltima ronda da temporada na frente do campeonato, realizou uma boa largada, atrás de Pol Espargaró (KTM), que saiu da pole, e de Alex Rins (Suzuki), enquanto Miguel Oliveira saltava do sétimo lugar da grelha para a quarta posição.

Mais atrás, Fabio Quartararo (SRT Yamaha), que tentava encurtar a distância para Mir nas contas do campeonato, sofria uma queda com Aleix Espargaró (Aprilia), que deixava o piloto francês muito atrasado na corrida.

Na luta pela liderança, Pol Espargaró não aguentou por muito tempo os dois pilotos da Suzuki atrás de si, e Alex Rins foi o primeiro a mostrar que as motos japonesas traziam a lição bem estudada para o GP da Europa, e acabou por ultrapassar o espanhol da KTM assumindo o comando da corrida.

Espargaró passava então a ter na sua roda, Joan Mir, que não tardou muito a ultrapassar o piloto da KTM para assumir a segunda posição, atrás do seu companheiro de equipa.

Pol Espargaró cai então para a terceira posição e tinha na sua roda Miguel Oliveira, que revelava um bom andamento para acompanhar os três da frente

Na luta pela liderança, as duas Suzuki estavam mais rápidas que a concorrência e não tardaram muito a abrir uma ligeira vantagem para as KTM de Espargaró e Oliveira, com o português a sentir algumas dificuldades para manter o ritmo forte atrás do piloto oficial da marca austríaca .

Isto numa altura, que na luta para entrar nos pontos, Quartararo estava bastante atrasado, conseguindo subir ao 15.º lugar na sequência do abandono de Valentino Rossi com problemas na sua Yamaha e da queda de Francesco Bagnaia (Pramac Racing).

A 13 voltas do final da corrida, Miguel Oliveira foi apanhado por Takaaki Nakagami (LCR Honda), que acabou por ultrapassar o piloto português e assumir o quarto lugar.

Na luta pela liderança, Mir começava a mostrar-se a Rins, estudando as trajetórias do seu companheiro de equipa e não demorou muito para concretizar a ultrapassagem e assumir o comando da corrida.

A partir desse momento, Joan Mir, limitou-se a ser o mais rápido em pista, controlando Alex Rins, e a conquistar a sua primeira vitória da temporada, com Rins a ser segundo, numa dobradinha que a equipa de Hamamamtsu, não conquistava desde o GP da Alemanha de 1982, com Randy Mamola e Virginio Ferrari.

Para além disso a Suzuki não vencia em Valência desde 2001, ano em que Sete Gibernau deu à marca japonesa a sua última vitória no circuito valenciano.

O lugar mais baixo do pódio foi ocupado por Pol Espargaró, enquanto Nakagami foi quarto na frente de Miguel Oliveira, que terminou na quinta posição.

Com estes resultados, Mir tem uma mão no título de campeão, com 37 pontos de vantagem para Fabio Quartararo e Alex Rins que ocupam a segunda posição com os mesmos pontos.

Desta forma o piloto espanhol da Suzuki, pode fechar as contas do campeonato no próximo GP da Comunidade Valenciana.

Filme da corrida

Classificação do GP da Europa de MotoGP

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Joan Mir (Suzuki), 162 pontos

2. Fabio Quartararo (SRT Yamaha), 125

3. Alex Rins (Suzuki), 125

4. Maverick Viñales (Yamaha), 121

5. Franco Morbidelli (SRT Yamaha), 117

6. Andrea Dovizioso (Ducati), 116

7. Pol Espargaró (KTM), 106

8. Takaaki Nakagami (LCR Honda), 105

9. Jack Miller (Pramac Racing), 92

10. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), 90

Classificação do Mundial de Construtores

1. Suzuki, 188 pontos

2. Ducati, 181

3. Yamaha, 163

5. KTM, 159

5. Honda,130

6. Aprilia, 36s

O MotoGP segue no próximo dia 15 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, a segunda ronda consecutiva  no Circuito Ricardo Tormo.

  • TEMAS:
  • MotoGP

  • GP da Europa

  • Miguel Oliveira

Veja mais