GP da Grã-Bretanha: Rins bate Márquez em cima da meta, Oliveira foi abalroado por Zarco

Corrida em Silverstone teve drama do princípio ao fim e terminou de forma apoteótica
Texto
Álex Rins (Lusa)
Álex Rins (Lusa)

Álex Rins (Suzuki) venceu neste domingo o GP da Grã-Bretanha de MotoGP de forma espetacular batendo Marc Márquez (Honda) em cima da linha de meta e colocando um ponto final dourado numa Corrida cheia de drama, do princípio até esse fim e que envolveu pelo meio o piloto português Miguel Oliveira (Tech3 KTM).

Márquez saiu da pole position e segurou o primeiro lugar à frente de Valentino Rossi (Yamaha). Mas o drama começou logo ai na primeira volta, com Fabio Quartararo (SRT Yamaha) a perder o controlo da sua moto e a cair ficando na trajetória de Andrea Dovizioso (Ducati), que teve uma queda ainda mais violenta.

Dovizioso subiu por cima da moto do francês e o voo terminou com o italiano a bater violentamente no chão e a rebolar varias vezes até se imobilizar enquanto a sua Ducati escorregou por entre labaredas do fogo que pegou. Dovi foi transportado para o Centro Médico de Silverstone e, posteriormente, para o hospital para fazer mais exames.

À primeira volta ficavam dois pilotos da frente de fora. Márquez seguia na frente para comandar a maior parte da Corrida. Rossi não conseguiu resistir muito tempo a Rins e também Maverick Viñales (Yamaha) se mostrou mais forte do que o seu companheiro de equipa. Miguel Oliveira partiu bem do 15.º lugar e – também beneficiando das quedas – chegou a rodar no 11.º lugar num grupo de pilotos que lutava pelo nono posto.

Na frente, Márquez levou Rins consigo e os dois cavaram distância para as Yamaha. A luta pela vitória ficava com a promessa de ser feita a dois. O primeiro ataque do espanhol da Suzuki fez-se ainda antes do meio da Corrida, mas o campeão do mundo respondeu e retomou o comando de pronto.

Estava-se a entrar na segunda parte da prova. E foi por essa altura que Miguel Oliveira teve a sua Corrida estraga por um erro de Johann Zarco (KTM). O francês entrou disparado na Curva 14 tentando meter por dentro abalroando o piloto português e deixando ambos fora de prova.

Na frente, Rins foi ‘tirando as medidas’ às suas possibilidades para surpreender Márquez, quando Viñales se foi aproximando dos dois primeiros nesta luta. Mas o espanhol da Yamaha não mais conseguiu do que o terceiro lugar observado o espetáculo que ficou reservado para o final.

Nas duas últimas voltas, Rins foi experimentando líder, chegou a passar para primeiro e, depois de um primeiro ataque na última volta, guardou tudo para os derradeiros metros – já depois da última curva. Fazendo-a com mestria, o espanhol da Suzuki teve uma trajetória mais curta travando mais e acelerando mais cedo na entrada da reta da meta metendo por dentro de Márquez, que alargou a trajetória para fora.

Álex Rins fez uma manobra genial que o deixou mais rápido nos derradeiros metros e, em aceleração, a passar o surpreendido Márquez mesmo em cima da linha de meta vencendo por escassos 13 milésimos de segundo.

O Filme da Corrida

Classificação do GP da Grã-Bretanha:

Apesar de ter não ter conseguido vencer, Marc Márquez reforçou o comando do Mundial em relação ao azarado Andrea Dovizioso e a vantagem do espanhol é agora de 78 pontos quando faltam sete provas para o final do campeonato. Rins subiu ao terceiro lugar.

Classificação do Mundial de Pilotos:

O Mundial de MotoGP volta às pistas no fim de semana de 15 de setembro para o GP de São Marino.
Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente