MotoGP: o melhor Miguel Oliveira de sempre na vitória de Brad Binder em Brno

  • Redação Autoportal
  • 9 ago 2020, 13:56
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Piloto português foi sexto depois de ter largado da 13.ª posição

Miguel Oliveira (Tech3 KTM) alcançou este domingo o melhor resultado na sua carreira em MotoGP, ao terminar o GP da Rep. Checa na sexta posição, num dia histórico para a KTM, que conseguiu a sua primeira vitória na categoria rainha do motociclismo.

Oliveira, que partiu da 13.ª posição, terminou as 21 voltas ao traçado de Brno na sexta posição, a 7,969 segundos do sul-africano Brad Binder (KTM), que foi a surpresa desta terceira ronda da temporada ao vencer a corrida que parecia talhada para mais uma vitória dos pilotos da SRT Yamaha.

Na largada, Franco Morbidelli (SRT Yamaha) surpreendeu Johann Zarco (Avinta Racing) que largou da pole, acabando por ser ultrapassado pelo italo-brasileiro e pelo seu companheiro de equipa Fabio Quartararo.

Morbidelli rapidamente disparou na frente conquistando uma vantagem de cerca de dois segundos para o seu companheiro de equipa.

Quartararo tinha Aleix Espargaró (Aprilia) e o seu irmão Pol Espargaró (KTM) na sua roda para além de Johann Zarco que seguia na quinta posição no final da primeira volta.

A luta pela segunda posição estava acesa e não demorou a ganhar um novo protagonista, Brad Binder que largou do 7.º lugar da grelha, rapidamente entrou na luta apertada pelos lugares do pódio.

A passagem da 4.º volta das 21 ao circuito de Brno, Iker Lecuona (Tech3 KTM) e Joan Mir (Suzuki) acabam no chão, na sequência de uma queda.

Na frente, Morbidelli parecia controlar a corrida, com Quartararo a revelar algumas dificuldades para aguentar Binder em terceiro, depois do sul-africano se ter despachado de Zarco e Aleix Espargaró, que acabou mesmo por perder o quarto lugar para o seu irmão Pol.

A KTM de Pol Espargaró estava mais rápida que a Ducati de Zarco e não demorou muito para o espanhol despachar-se do francês e subir ao quarto lugar.

A luta pelo segundo lugar estava animada com Binder a ultrapassar Quartararo a 13 voltas do final, enquanto Pol Espargaró era tocado por Johann Zarco na entrada da curva 1, acabando por cair e ficar fora da corrida.

A queda de Espargaró levou a uma penalização imposta a Zarco, uma ‘Long Lap Penalty’, que acabou por não afetar o quarto lugar que ocupava o piloto francês.

Mas as surpresas não ficavam por aqui, Zarco com um melhor ritmo de corrida, ultrapassava Quartararo e subia à terceira posição, enquanto na frente, Binder estava mais perto de Morbidelli e a nove voltas do final o sul-africano surpreende ao passar pelo piloto da SRT Yamaha, logo à primeira tentativa de ultrapassagem.

Agarrando o primeiro lugar com tudo, Binder aumentou o ritmo para liderar até final a corrida e alcançar a primeira vitória da sua ainda curta carreira no MotoGP, relegando Morbidelli para a segunda posição a 5.266s, enquanto Johann Zarco terminou na terceira posição a 6.470s.

Já Quartararo, líder do campeonato, acabou ultrapassado por Alex Rins (Suzuki), Valentino Rossi (Yamaha) e Miguel Oliveira (Tech3 KTM), com o piloto português em luta apertada com Rossi pela quinta posição até à bandeira de xadrez.

Veja aqui o Filme da corrida

Classificação do GP da Rep. Checa de MotoGP

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Fabio Quartararo (SRT Yamaha), 59 pontos

2. Maverick Viñales (Yamaha), 42

3. Franco morbidelli (SRT Yamaha), 31

4. Andrea Dovizioso (Ducati), 31

5. Brad Binder (KTM), 28

6. Johann Zarco (Avintia Racing), 28

7. Valentino Rossi (Yamaha), 27

8. Takaaku Nakagami (LCR Honda), 27

9. Jack Miller (Pramac Racing), 20

10. Alex Rins (Suzuki), 19

12. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), 18

Classificação do Mundial de Construtores

1. Yamaha, 70 pontos

2. KTM, 44

3. Ducati, 42

4. Honda, 27

5. Suzuki, 24

6. Aprilia, 11

O MotoGP segue em pista já no próximo dia 16 de agosto, com o GP da Austria que terá lugar no circuito de Red Bull Ring

RELACIONADOS

Miguel Oliveira: “Dei tudo de mim, mas não foi o suficiente”

GP da Rep. Checa: Miguel Oliveira sai do 13.º lugar da grelha de partida

GP da Rep. Checa: queda arrasta Miguel Oliveira para a Q1

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS