GP de Doha: Quartararo conquista a vitória e Oliveira é 15.º

Yamaha somou a segunda vitória consecutiva no campeonato
Texto
Fabio Quartararo (Yamaha)
Fabio Quartararo (Yamaha)

Fabio Quartararo (Yamaha) conquistou este domingo a sua primeira vitória da temporada ao vencer o GP de Doha, segunda prova da época de MotoGP e onde Miguel Oliveira (KTM) terminou em 15.º, depois de ter conseguido rodar entre os primeiros.

O piloto português que largou da quarta linha da grelha, realizou uma excelente partida e no final da primeira curva ocupava a terceira posição.

Oliveira não conseguiu, no entanto, aguentar o ritmo dos mais rápidos e foi perdendo posições durante a corrida, voltando a sentir dificuldades em manter a temperatura ótima de utilização dos pneus, perdendo diversas posições com o decorrer da prova.

Na sexta das 22 voltas, o piloto português já estava na sétima posição, ‘caindo’ para 10.º uma volta mais tarde, até se fixar, na 16.ª volta, na 15.ª posição em que concluiu a corrida.

Na largada, Jorge Martin (Pramac) que saiu da ‘pole’, assumiu o comando da corrida levando na sua roda o seu companheiro de equipa Johann Zarco, enquanto Oliveira surpreendia tudo e todos com um excelente arranque saltando de 12.º para 3.º.

No entanto o português da KTM acabou por perder duas posições no final da primeira volta para Aleix Espargaró (Aprilia) e Alex Rins (Suzuki) que estavam mais rápidos.

O espanhol da Suzuki não demorou a despachar-se do seu compatriota da Aprilia e a começar a mostrar a vontade de saltar para o comando da corrida.

Zarco e Rins trocaram de posição por algumas ocasiões, mas a maior velocidade de ponta da Ducati na reta da meta fazia a diferença a favor do piloto da Pramac.

Apesar disso, Alex Rins nunca baixou os braços e quando conseguiu entrar na luta pela liderança da corrida, Jorge Martin mostrou-se muito à vontade no circuito de Losail, nunca permitindo ao piloto da Suzuki assumir o comando da prova.

Com o passar das voltas, Fabio Quartararo (Yamaha) e o seu companheiro de equipa, Maverick Viñales, vencedor da primeira rondada temporada, começaram a apertar o ritmo com uma corrida de trás para a frente, ameaçando o domínio até então dos pilotos da Ducati.

Quartararo despachou-se primeiro de Rins e pouco depois ultrapassou mesmo Johann Zarco, que revelava já não ter pneus para aguentar o forte ritmo final do francês da Yamaha.

A quatro voltas do final, Quartararo conseguiu mesmo ultrapassar Jorge Martin e assumir o comando da corrida, com o espanhol da Pramac a permitir que o piloto da Yamaha conseguisse abrir uma pequena vantagem na frente.

Quartararo com uma estratégia idêntica aquela que foi utilizada por Viñales no GP do Qatar, acelerou a fundo para a meta, enquanto na luta pelo segundo lugar, Zarco conseguiu surpreender o seu companheiro de equipa na última volta e alcançar assim a segunda posição.

Já Jorge Martin foi terceiro, conquistado o seu primeiro pódio da carreira no MotoGP, e garantindo deste modo a dobradinha para a equipa satélite da Ducati.

Por seu lado Alex Rins que esteve na luta pela liderança da corrida, terminou na quarta posição, na frente de Maverick Viñales que fechou o top cinco do GP de Doha.

Com estes resultados, Johann Zarco é novo líder do Mundial com 40 pontos, mais 4 que Fabio Quartararo que é segundo, enquanto Maverick Viñales ocupa a terceira posição com os mesmos pontos que o seu companheiro de equipa. Já Miguel Oliveira ocupa a 16.ª posição com 4 pontos.

Recorde o que aconteceu na corrida volta a volta a partir daqui

Classificação do GP de Doha de MotoGP

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Johann Zarco (Pramac Racing), 40 pontos

2. Fabio Quartararo (Yamaha), 36

3. Maverick Viñales (Yamaha), 36

4. Francesco Bagnaia (Ducati), 26

5. Alex Rins (Suzuki), 23

6. Joan Mir (Suzuki), 22

7. Jorge Martin (Pramac Racing), 17

8. Aleix Espargaró (Aprilia), 15

9.Jack Miller (Ducati), 14

10.Pol Espargaró (Honda), 11

16. Miguel Oliveira (Tech3 KTM), 4

O MotoGP regressa agora à Europa para a terceira ronda da temporada, o GP de Portugal, que terá lugar a 18 de abril no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos