GP do Qatar: Viñales conquista a vitória e Oliveira é 13.º

  • Redação Autoportal
  • 28 mar, 20:10
Maverick Viñales (Yamaha)
Maverick Viñales (Yamaha)

Primeira prova do Mundial de MotoGP teve lugar no circuito de Losail

O piloto português que largou da quinta linha da grelha na estreia como piloto da equipa oficial da KTM no MotoGP, esteve na luta pela nona posição, depois de uma boa largada na corrida, mas no final não conseguiu manter o andamento para terminar no top 10, acabando dessa forma por cair para a 13.ª posição, tendo sido o melhor piloto da KTM em pista.

Na largada, Francesco Bagnaia (Ducati) que saiu da ‘pole’, assumiu o comando levando na sua roda as restantes Ducati, com Miller em segundo, Johann Zarco (Pramac) em terceiro e Jorge Martin (Pramac) na quarta posição.

Apesar da maior velocidade de ponta das Ducati, não demorou muito até que Fabio Quartararo (Yamaha) e o seu companheiro de equipa entrassem na luta pelos primeiros lugares com os pilotos da Ducati.

Na frente Bagnaia dominava a corrida, com Zarco mais rápido que Miller a subir a segundo, enquanto Quartararo em quarto ameaçava o terceiro lugar de Miller.

Com o passar das voltas foi evidente que a Yamaha começava a mostrar que estava pronta para atacar as Ducati e a primeira vítima dos pilotos da marca japonesa foi Jorge Martin que não aguentou a pressão de Quartararo e Viñales.

O francês da Yamaha não demorou muito a subir ao terceiro lugar e após as primeiras sete voltas da corrida ultrapassava Miller, levando consigo Viñales.

Os dois pilotos da Yamaha rodaram juntos durante algumas voltas, mas o espanhol estava mais rápido que o francês e pouco depois ultrapassou o seu companheiro de equipa para se colar a Bagnaia e Zarco, os dois da frente.

Miller aproveitou a melhor velocidade de ponta da Ducati para volta a ultrapassar Quartararo, com o francês a acabar por ser surpreendido igualmente por Alex Rins (Suzuki) que estava mais rápido que Quartararo.

Na frente, Viñales mostrava estar melhor que os pilotos da Ducati e em duas voltas assumiu o comando da corrida, ultrapassando primeiro Zarco e pouco depois Francesco Bagnaia, que ainda tentou responder na reta da meta, mas o espanhol da Yamaha defendeu-se com tudo.

Até ao final da corrida, Viñales aumentou a diferença sobre os seus mais diretos adversários, que acabaram a lutar com Joan Mir (Suzuki) que vindo de trás acabou por entrar na reta da meta na segunda posição, mas acabou por ser ultrapassado por Johann Zarco e Francesco Bagnaia que garantiram a segunda e terceira posição do pódio respetivamente.

Com estes resultados, Maverick Viñales é líder do Mundial com 25 pontos, mais 5 que Johann Zarco que é segundo. Já Miguel Oliveira desceu e ocupa a 13.ª posição com 3 pontos e é o melhor piloto da KTM.

O Filme da Corrida

Classificação do GP do Qatar de MotoGP

PUB
PUB

 

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Maverick Viñales (Yamaha), 25 pontos

PUB

2. Johann Zarco (Pramac), 20

3. Francesco Bagnaia (Ducati), 16

4. Joan Mir (Suzuki), 13

5. Fabio Quartararo (Yamaha), 11

6. Alex Rins (Suzuki), 10

7. Aleix Espargaró (Aprilia), 9

8 Pol Espargaró (Honda), 8

9. Jack Miller (Ducati), 7

10. Enea Bastianini (Esponsorama Racing), 6

(…)

13. Miguel Oliveira (KTM), 3

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Yamaha, 25 pontos

2. Ducati, 20

3. Suzuki, 13

4. Aprilia, 9

5. Honda, 8

6. KTM, 3

Continuar a ler

RELACIONADOS

F1: Hamilton ganha o primeiro duelo no Bahrain

GP do Qatar: Miguel Oliveira sai da quinta linha da grelha

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS