Quartararo vence GP de Portugal, Oliveira resiste até ao fim

Yamaha ganhou todas as corridas até agora e o francês é o novo líder do Mundial de MotoGP
Texto
Fabio Quartararo (Lusa)
Fabio Quartararo (Lusa)

Fabio Quartararo venceu neste domingo o GP de Portugal de MotoGP que decorreu no Autódromo Internacional do Algarve. De uma ponta à outra da classificação da terceira etapa da temporada, Miguel Oliveira terminou na 16.ª e última posição numa prova de resistência do piloto português da KTM após uma queda que determinou a sua prestação deste ano em Portimão.

O piloto francês saía da pole position e todos tinham os olhos em Quartararo para não o deixar fugir no arranque dada a boa forma que a Yamaha tem mostrado neste início de temporada. Johann Zarco, líder do Mundial até à chegada a Portugal, tratou de aproveitar a grande velocidade da Ducati para fazer isso mesmo e assumir a liderança após o arranque.

Miguel Oliveira partiu do 10.º lugar da grelha e perdeu duas posições passando a rodar entre o 12.º e o 13.º lugar nas primeiras voltas. Mas o português não teve muito tempo para começar a recuperação. À quarta volta das 25 previstas para a Corrida, o Falcão perdeu a frente da KTM e caiu na Curva 14. Não foi o abandono. Oliveira subiu para a moto e prosseguiu em prova no 19.º e, então, já no último lugar.

A anteceder a queda do português, Zarco e Álex Rins foram discutindo a liderança da prova, com vantagem para o espanhol da Suzuki. Poucas voltas depois de Oliveira retomar a cauda do pelotão, foi a vez de Quartararo voltar a mostrar a sua superioridade, assumir a liderança e começar a preparar a segunda vitória consecutiva da época (e a terceira em três da Yamaha).

Com o passar das voltas, Quartararo foi cimentando o seu domínio e começando a preparar uma vantagem que no final foi gerida na ordem dos 5 segundos sobre os seus perseguidores. O caminho para a liderança do Mundial estava seguro e ainda mais reforçado ficou com a queda de Zarco.

Francesco Bagnaia conseguiu levar a Ducati ao segundo lugar do pódio à frente da Suzuki do campeão do mundo em título, Joan Mir. Também Miguel Oliveira conseguiu também levar a KTM até final aproveitando as quedas dos adversários para ficar à beira dos pontos. Marc Márquez selou o regresso ao MotoGP com um sétimo lugar em Portimão.

O Filme da Corrida

Classificação final do GP de Portugal de MotoGP:

Classificação do Mundial de MotoGP após três provas:

Miguel Oliveira ocupa o 20.º lugar do campeonato, com 4 pontos. A próxima prova do Mundial de MotoGP é o GP de Espanha, no fim de semana de 2 de maio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias