GP das Américas: queda trava bom andamento de Miguel Oliveira em Austin

Piloto português andou sempre com ritmo de Q2 até cair
Texto
Miguel Oliveira (Lusa)
Miguel Oliveira (Lusa)

Miguel Oliveira acabou por fechar o primeiro dia de treinos livres para o GP das Américas de MotoGP num decepcionante 18.º lugar dos tempos combinados depois de ter evidenciado um andamento muito animador no Circuito das Américas (COTA).

O piloto português tem conseguido rodar na frente do pelotão com a sua KTM a mostrar-se competitiva, mas uma queda na ultima saída para pista travou o bom andamento do Falcão que ‘caiu’ também inevitavelmente na folha de tempos.

Oliveira já se tinha mostrado na frente dos tempos nos TL1 da manhã em Austin (menos 6 horas do que em Portugal) realizados com a pista molhada e manteve o ritmo em ascendente (como todos) na estreia dos slick na segunda sessão desta sexta-feira.

O piloto português arrancou para o terceiro lugar dos tempos e, apesar do décimo posto após a primeira saída, o ataque ao apuramento direto para a Q2 continuou no segundo stint com um oitavo lugar melhorado novamente para terceiro depois da segunda saída generalizada do pelotão.

O terceiro stint em que os últimos ataques aos tempos acabaram por ser feitos também pela generalizada dos pilotos acabou, porém, por ter consequências madrastas para o Falcão, pois uma queda deixou o português fora da derradeira parte dos TL2.

Na altura de fazer o melhor tempo possível para conseguir um lugar (já) provisório na Q2 precavendo alguma chuva que possa cair dos TL3 deste sábado e diminuir os andamentos, Miguel Oliveira sofreu um ‘lowside’ na Curva 12 e acabou por não ter mais hipóteses de voltar a lutar pelo top ficando à mercê das ultrapassagens que se foram sucedendo na folha de tempos.

No final deste primeiro dia de treinos livres, Marc Márquez (Honda) manteve a liderança da tabela combinada rodando em 2m04.164s, desta vez com apenas 15 milésimos de segundo de vantagem sobre Jack Miller (Ducati). Fabio Quartararo (Yamaha), o líder do Mundial, melhorou nos TL2 para o terceiro lugar e Fancesco Bagnaia (Ducati), o vice-comandante, fez o sexto tempo do dia.

Tempos combinados após os TL2 do GP das Américas:

O programa do GP das Américas de MotoGP, 15.ª prova da temporada, continua neste sábado, com os TL3 para ver se os pilotos ainda melhoram os tempos ou se a chuva tornará esta tabela definitiva para a qualificação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos