F1: Red Bull quer fim do “modo de qualificação” da Mercedes

Christian Horner quer os carros no Parque fechado desde que saem da garagem
Texto
Lewis Hamilton (Reuters)
Lewis Hamilton (Reuters)

Lewis Hamilton garantiu após o «tempo canhão» com que obteve a pole-position para o GP da Austrália de Fórmula 1 que a Mercedes não dispõe de um «botão extra» ou «modo festa» (do inglês «party mode») que deixa o desempenho do motor do W09 inalcançável pelos carros adversários.

Ou seja, o piloto inglês negou que os Mercedes utilizem um modo especial do motor na fase decisiva Qualificação - que depois já não utilizam na Corrida devido às consequências para a fiabilidade do carro – e do motor, em concreto.

Mas as outras equipas continuam a não comprar as garantias da Mercedes e o diretor da Res Bull propõe que os carros sejam mantidos em Parque Fechado também no que respeita ao mapeamento dos motores – como acontece com a configuração dos carros.

“Como há o Parque Fechado quando os carros partem para a Qualificação, talvez os modos dos motores devam ser da mesma forma a partir do momento em que se sai da garagem até ao final o grande prémio”, afirmou Christian Horner citado pelo «F1i.com».

O responsável da Red Bull está convicto de que esse «modo extra» existe e explica com funciona: “O tempo do Lewis aconteceu predominantemente entre a Q2 e a Q3. Eles têm um modo de qualificação que não precisam de usar na primeira parte da qualificação, pois, porquê forçar o motor?”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente