MotoGP: airbags são obrigatórios em 2018

Circuito da Catalunha em obras para MotoGP 2018
Circuito da Catalunha em obras para MotoGP 2018

Medida obrigatória para as três categorias

Os fatos dos pilotos do MotoGP, Moto2 e Moto3 terão obrigatoriamente de estar equipados com sistemas de airbag já a partir da época de 2018.

"[Os sistemas] têm de ser usados em todas as sessões por todos os pilotos permanentes e têm de estar ativos em pista. Pilotos convidados são as exceções, e pilotos suplentes ficam isentos durante das duas primeiras provas em que participarem. A partir daí, os seus fatos devem cumprir as mesmas especificações", lê-se em comunicado da organização dos mundiais MotoGP citado pela agência Lusa.

A nova regulamentação determina que os airbags devem cobrir e proteger pelo menos os ombros e as clavículas, enquanto a proteção total ou da zona central das costas é opcional. Caso um fabricante opte pela proteção dorsal, esta deve abranger integralmente a coluna vertebral sendo autorizadas pequenas variações em função de especificidades de cada sistema e da morfologia de cada piloto.

"Cada sistema de airbag tem de passar uma série de testes para demonstrar que cumpre integralmente o regulamento. Os testes vão desde a bateria à eletrónica passando pelo tempo que demoram a ser acionados e insuflados. O acionamento acidental, parâmetro a ter em conta, não deve em caso algum impedir o piloto de controlar a mota ou causar um acidente", acrescenta o comunicado.

A organização do MotoGP sublinha que "esta regulamentação é um novo passo em termos de segurança, com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a Associação Internacional de Equipas (IRTA) e a Dorna (detentora dos direitos comerciais da competição) totalmente empenhados em tornar o MotoGP o mais seguro possível".

  • TEMAS:
  • MotoGP

  • Moto2

  • Airbags

Veja mais