Jorge Viegas será o próximo presidente da FIM

  • Redação Autoportal
Jorge Viegas e Marc Márquez
Jorge Viegas e Marc Márquez

Jorge Viegas “irá ser eleito como o próximo presidente” da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) depois de Wolfgang Srb ter anunciado a desistência como candidato à presidência do órgão máximo do motociclismo mundial (e também da sua posição como Presidente da FIM Europa).

Atual membro do Conselho da Direção da FIM (desde 2016), Jorge Viegas “irá ser eleito no próximo dia 1 em Andorra”, como pode ler-se na página da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), e assumirá, aos 61 anos, o lugar do venezuelano Vito Ippolito, o atual presidente da FIM desde há três mandatos,

O dirigente português tornou-se candidato único à presidência da FIM depois da desistência de Srb por razões de saúde. "Recebi hoje o comunicado oficial dizendo que o meu adversário desistiu por razões de saúde", revelou Jorge Viegas à agência Lusa.

No comunicado assinado por Kurt Wagner, secretário-geral da Federação Austríaca de Motociclismo, é explicado que Srb sofreu “ferimentos graves numa viagem de barco em outubro” e que a recuperação “deverá prologar-se pelos próximos meses”.

Jorge Viegas concorre para ser o primeiro português a liderar a FIM depois de, na primeira vez que se candidatou, há quatro anos, ter saído derrotado por uma diferença de 20 votos num total de 113 federações votantes.

Agora, a vitória eleitoral está marcada: “Tinha acabado de chegar da América do Sul, onde me encontrei com representantes de diversas federações, pelo que estava bastante confiante na vitória."

Jorge Viegas é gestor e empresário, tendo sido fundador e presidente da Federação Nacional de Motociclismo, entretanto reconvertida em Federação de Motociclismo de Portugal, durante um total de 23 anos, divididos por dois períodos temporais.

Há seis anos, deixou a FMP para assumir o cargo de presidente adjunto da FIM. Após perder as eleições há quatro anos afastou-se do dirigismo durante outros dois, regressando à FIM como vice-presidente, em 2016.

Jorge Viegas foi também um dos fundadores da Federação Europeia de Motociclismo - presidida por Wolfgang Srb até agora - e é membro do Comité Olímpico de Portugal.

Comentários

Veja mais